Com foto sincera, mãe mostra o que acontece quando se tem mastite
Após amamentar seis bebês sem problemas, a mãe Lindsey Bliss acabou sofrendo com a mastite
A mãe e doula Lindsey Bliss decidiu postar uma foto muito sincera para falar com outras mães sobre um problema que afeta muitas mulheres que estão amamentando: a mastite. Lindsey tem seis filhos e até então havia amamentando sem problema nenhum, inclusive amamentou gêmeos.
Porém, em sua última amamentação de repente ela acabou desenvolvendo uma mastite! E a mastite veio com tudo. “Quando um peito bom tem um problema! Eu realmente queria que meu marido me levasse pro pronto-socorro devido a uma mastite MUITO FORTE. Meu corpo todo treme e eu estou com dores de cabeça, mas consigo sair da cama”, disse Lindsey em seu post no Instagram.
Junto com este texto, ela postou uma foto onde seu seio aparece bem vermelho devido à mastite. Confira:
Entendendo a mastite
A mastite é uma inflamação das glândulas mamárias que pode ocorrer em mulheres que estão em aleitamento materno. “O principal fator de risco para mastite puerperal é a estase láctea, ou seja, a permanência de leite represado em um dos ductos mamários por tempo prolongado. Outro importante fator de risco são as fissuras do mamilo, que favorecem a invasão de bactérias da pele para dentro do tecido mamário. Fissura que ocorre por uma pega inadequada”, explica a pediatra Roseli Kripka, da Sociedade de Pediatria do Rio Grande do Sul.
Portanto, a melhor forma de prevenir a mastite é por meio de uma técnica correta de aleitamento. “O que irá proporcionar o esvaziamento das mamas em cada mamada e sem lesões mamilares, que são a porta de entrada das bactérias”, explica Kripka.
Sintomas
Alguns sintomas da mastite são mamas com áreas vermelhas, doloridas e inchadas. A mulher também pode apresentar febre, calafrios e cansaço generalizado.
Tratamento
O tratamento da mastite na maioria dos casos é apenas o esvaziamento correto das mamas. “Em algumas situações é necessário o uso de antibióticos receitados pelo ginecologista obstetra”, conta Kripka.
Saiba como lidar com outros problemas ao amamentar aqui.