Como saber se o bebê está mamando o suficiente

Por: Bruna Romanini

Foto: Getty Images

Existem dois sinais muito simples de que o bebê está mamando o suficiente, veja quais são

Como saber se o bebê está mamando o suficiente? Provavelmente toda mãe já teve esta dúvida em algum momento. A boa notícia é que isto é muito fácil de descobrir.

É preciso ficar atenta a dois pontos para saber se o bebê mama o suficiente, são eles: quantidade de xixi e ganho de peso.

Cadastre-se

O bebê fazer xixi com bastante frequência é sinal de que ele está mamando o suficiente. “É preciso ter seis fraldas de urina por dia como sinal de que o bebê está hidratado. A fralda não precisa estar encharcada, mas é preciso apalpar e ver que tem urina”, explica a pediatra Luciana Herrero, consultora internacional de amamentação pelo IBLCE/EUA (International Board of Lactation Consultant Examiners).

O ganho de peso também é um forte indício de que o bebê está mamando o suficiente. Saiba que quando o bebê nasce é normal que ele perca de 10 a 15% de seu peso. “O recém-nascido costuma recuperar este peso entre 7 e 10 dias de vida. A partir desse retorno, ele deve ganhar pelo menos 20 a 25 gramas por dia”, conta Luciana Herrero. Saiba mais sobre o ganho de peso do bebê aqui.

Ao contrário do xixi, as fezes do bebê não são um sinal de que ele está mamando o suficiente. “Quem está em aleitamento exclusivo pode fazer cocô frequentemente ou ficar até 5 a 7 dias sem fazer cocô. Assim, as fezes não são indicativo, desde que tenha fezes regulares, está tudo normal”, afirma Luciana Herrero.

Durante a mamada o bebê demonstra de forma bem clara quando está saciado. “O bebê está saciado quando solta o peito e dorme. Quando ele é muito pequenininho, pode cansar no meio da mamada e dormir”, diz Luciana Herrero. Veja o que fazer quando o bebê dorme mamando aqui. Veja como aumentar a produção de leite materno aqui.

Veja mais

Deixe uma resposta

Comentários