Será que o bebê acorda muito para mamar?

Por: Bruna Romanini

Foto: Getty Images

Saiba de quanto em quanto tempo o bebê costuma acordar para mamar e veja dicas de como criar uma rotina de sono

Você está com a impressão de que seu bebê acorda muito para mamar? Bom, primeiro saiba que só é esperado que o bebê durma uma noite inteira por volta de um ano de idade.  Portanto, antes disso o bebê irá acordar com certa frequência para mamar. “Eu particularmente nunca vi uma criança ficar mais de 3 ou 4 horas sem acordar para amamentar”, conta a pediatra Lucila Bizari F. do Prado, presidente do departamento de sono da Sociedade de Pediatria de São Paulo.

De modo que no início da vida o recém-nascido tende a acordar muito para mamar e com o passar do tempo a frequência com que a criança acorda irá diminuir. “A partir do primeiro mês de vida a criança já é capaz de fazer seu próprio horário de dormir, e esse horário vai depender da rotina que os pais vão passando para ele de sono e de horário de acordar e dormir”, explica a pediatra Tatiana Miranda, coordenadora do pronto socorro infantil do Hospital Leforte.

Cadastre-se

Caso seu bebê acorde para mamar com uma frequência muito maior do que de três em três horas é importante entrar em contato com um pediatra a fim de saber se está tudo bem.

Outra estratégia essencial é criar uma rotina de sono para seu bebê. “O importante é o bebê sempre ter horários regulares de sono, e isso também vale para o fim de semana. Leve o pequeno para dormir cedo, até às 20h no início e conforme ela cresce pode ser às 21h”, orienta o pediatra Gustavo Moreira, coordenador do Departamento de Medicina do Sono da Sociedade de Pediatria de São Paulo.

Procure criar um ritual do sono para a criança dormir. Uma hora antes do momento de ir dormir, dê banho no bebê, depois coloque o pijama, cante uma música e deixe o ambiente em que ele irá dormir bem aconchegante. “Não é para a criança dormir no colo dos pais, quando ela estiver sonolenta, a coloque no berço”, orienta Moreira. Afinal, é um susto para o pequeno ir dormir em um lugar e acordar em outro.

Por fim, saiba que a amamentação por livre demanda é orientada pela Sociedade Brasileira de Pediatria. Trata-se de dar o peito ao bebê sempre que ele solicitar. Isto irá ajudar o pequeno a lidar com a saciedade, o que irá reduzir o risco de obesidade no futuro.Veja mais dicas de como colocar seu bebê para dormir nesta outra reportagem.  Saiba mais sobre o que é normal e o que não é no bebê que acorda a noite  aqui. 

Veja mais

Deixe uma resposta

Comentários