Amnésia em bebês: por que seu bebê não vai lembrar do dia de hoje

Por: Bruna Romanini

Foto: Getty Images

A seguir, entenda por que não conseguimos nos lembrar de coisas que vivemos quando éramos bebês

É fato, nenhuma pessoa consegue se lembrar do que viveu quando era um bebê.  Por isso, seu bebê certamente não se lembrará do dia de hoje e nem de amanhã e por ai vai. Mas você sabe por que isso acontece? Trata-se da amnésia infantil!

A primeira pessoa a usar este termo foi o neurologista Sigmund Freud, que percebeu que até os quatro anos de vida, as pessoas dificilmente se lembravam do que ocorria nesta fase. Na época Freud explicou que isso poderia ocorrer devido a fortes traumas vividos nestes primeiros anos de vida. Porém, esta teoria já foi descartada pelos pesquisadores há décadas.

Cadastre-se

E agora, parece que os cientistas estão descobrindo quais os motivos reais pelos quais as pessoas não se lembram do que ocorreu quando eram bebês ou crianças pequenas.

Ao que tudo indica, a razão de não nos lembrarmos do que ocorreu quando erámos bebês está na maneira como nossos cérebros se desenvolvem! Uma pesquisa do Hospital for Sick Children do Canadá descobriu que uma parte do cérebro responsável pela memória, chamada hipocampo, está se desenvolvendo muito rápido durante a primeira infância.

Já uma pesquisa da Universidade de Cornell, Estados Unidos, foi além e percebeu que como está área do cérebro ainda está se desenvolvendo fica mais difícil para as pessoas se recordarem de algo que ocorreu com elas durante os primeiros quatro anos de vida. Por isso, seu bebê provavelmente não se lembrará do dia de hoje e nem dos próximos.

Mas é importante deixar claro que isto não significa que um determinado evento traumático que ocorreu nos primeiros anos de vida não vão afetar o bebê. Além disso, não é porque o bebê não conseguirá se recordar de fatos específicos que todo o carinho e atenção que os pais dão à ele será esquecido. Na verdade, diversas pesquisas já apontaram que o carinho e atenção que os pais dão aos seus bebês proporcionam benefícios incríveis na vida adulta.

Veja mais

Deixe uma resposta

Comentários