Veja por que maioria das mães seguram seus bebês do lado esquerdo

Por: Bruna Romanini

Foto: Getty Images

Atitude ajuda as mães a agirem mais rapidamente nos cuidados com o bebê

Você já reparou de que lado você segura o seu bebê? Bom, saiba que provavelmente será do lado esquerdo. Isto porque a maioria dos papais e mamães seguram seus bebês do lado esquerdo, cerca de 70 a 85% dos pais.  E não são só os pais humanos que fazem isso, outros primatas, como os gorilas e os chimpanzés, também seguram mais seus bebês do lado esquerdo!

Mas por que essa preferência pelo lado esquerdo? É justamente isso que intriga os cientistas há décadas. Agora, uma pesquisa da Universidade de São Petersburgo, na Rússia, descobriu a resposta.

Cadastre-se

Segurar o bebê do lado esquerdo é um antigo recurso evolutivo que nos ajuda a manter os bebês seguros, permitindo que a informação seja processada pelo lado direito do nosso cérebro. Isto porque o lado direito do nosso cérebro é responsável por processar emoções e também é este o lado do cérebro que controla os músculos que estão a esquerda do nosso corpo.

Ao manter o bebê do lado esquerdo, o lado direito do cérebro da mãe consegue processar o que está se passando com o pequeno e transmitir mais rapidamente os sinais sobre o que é preciso ser feito, uma vez que o bebê está do lado esquerdo da mãe que, como já foi dito, tem os músculos controlados pelo hemisfério direito do cérebro.

Ainda de acordo com os pesquisadores, segurar o bebê do lado esquerdo pode estimular até mesmo o vínculo entre a mãe e o bebê.

Veja mais

maes-revezam-amamentacao-filha

Deixe uma resposta

Comentários