A altura correta do bebê: como saber

Por: Bruna Romanini

Foto: Getty Images

Saiba quais os padrões para determinar a altura correta do bebê

É comum os pais ficarem na dúvida sobre a altura do filho. Será que ele cresceu o suficiente? A questão fica ainda mais complicada quando os pais comparam o seu bebê com outras crianças da mesma idade. “É importante não fazer essa comparação, pois até entre irmãos há diferenças, então imagine entre crianças de pais diferentes”, diz o pediatra Tadeu Fernando Fernandes, presidente do Departamento de Pediatria Ambulatorial da Sociedade Brasileira de Pediatria.

Saiba o que realmente levar em conta para saber se o crescimento da criança está correto:

Cadastre-se

Toda a criança herda uma carga genética para a altura e peso, chamada de epigenética. “Por isso, é importante observar a altura dos pais para prever a do filho”, explica Fernandes.

O crescimento da criança é considerado normal quando segue os padrões internacionais determinados pela Organização Mundial da Saúde, são as chamadas curvas de crescimento. “Ela não precisa estar na curva máxima de crescimento, mas sim ter uma padrão de crescimento homogêneo e constante”, afirma Fernandes.

A melhor maneira de ter um controle do desenvolvimento dos pequenos é realizar um acompanhamento com o médico pediatra. “Por meio de consultas periódicas este profissional irá ver as mudanças das crianças, baseado no exame físico e nos dados antropométricos, ou seja, peso e altura, que são lançados na curva de crescimento mensalmente e assim vamos avaliando o crescimento e o desenvolvimento”, conta Fernandes.

Entenda sobre o peso correto do bebê nesta outra reportagem do portal BebêMamãe.com.

Veja mais

Deixe uma resposta

Comentários