Bebê de bruços: importância e como colocar

Por: Bruna Romanini

Foto: Getty Images

Deixar seu bebê um tempo de bruços, quando estiver acordado, é essencial para o desenvolvimento

Assim como é essencial deixar o bebê dormir com a barriga para cima, também é muito importante deixar o bebê por um tempo de bruços, quando estiver acordado e alerta. Isto é essencial para fortalecer os músculos do pescoço do bebê e também ajuda a prevenir o achatamento da cabeça, condição que ocorre quando o bebê passa muito tempo deitado com a barriga para cima.

Além disso, deixar o bebê com a barriguinha para baixo ajuda a prepará-lo para engatinhar e para virar.

Cadastre-se

Para deixar seu bebê de barriguinha para baixo é preciso ter alguns cuidados especiais. Primeiro, seu bebê deve estar acordado e alerta e quando estiver de bruços deve ter sempre um adulto ao lado monitorando.

Você pode começar colocando seu bebê de barriguinha para baixo logo nos primeiros dias após chegar do hospital. No início, você pode fazer isso da seguinte forma: deite-se com a barriga para cima ou fique reclinado na cadeira e coloque seu bebê com a barriguinha apoiada no seu peito.

Ao colocar o bebê em outro local, que não você, coloque-o em uma superfície firme e deixe-o de barriguinha para baixo por 3 a 5 minutos de 2 a 3 vezes por dia. Com o passar do tempo o bebê precisará de mais tempo com a barriguinha para baixo.

Quando colocar seu bebê de barriguinha para baixo, você pode estimulá-lo de diversas maneiras:

  • Coloque um brinquedo um pouco longe do alcance do bebê, para que ele tente alcançá-lo;
  • Coloque os brinquedos em círculo ao redor do bebê. Alcançar diferentes pontos do círculo fará o bebê desenvolver os músculos certos para ser capaz de virar e engatinhar;
  • Fique deitada com a barriga para cima e coloque o bebê no seu peito. O pequeno irá tentar levantar a cabeça e usar seus braços para ver o seu rosto.

Fonte consultada:

Academia Americana de Pediatria

Veja mais

Deixe uma resposta

Comentários