Bebê de dois meses: veja todas as transformações que ocorrem nesta fase

Por: Bruna Romanini

Foto: Getty Images

Veja quais as mudanças que ocorrem no desenvolvimento do bebê e também no sono

Aos dois meses a maioria dos bebês já começa a chorar menos e a passar mais tempo acordado. Eles se interessam mais pelo que ocorre ao seu redor. Eles gostam de olhar para rostos, ver os pais sorrirem e ouvir suas vozes. Agora seu bebê já começa a aprender a falar, por isso converse e cante para ele.

Desenvolvimento

Cadastre-se

Fale longas frases para seu bebê para que ele possa aprender a linguagem. Também passe um tempo fazendo sons de bebê para seu pequeno, como “da da da” para encorajar a fala. Após fazer esses sons, dê uma pausa e deixe que ele tente responder. Seu bebê também irá tentar copiar as caretas engraçadas que você fizer.

Aos dois meses de idade os bebês estão começando a usar seus músculos do pescoço e ombros e logo vão começar a tentar levantar a cabeça quando estiverem deitados ou tentar atingir um objeto quando estiverem sentados. Por isso, é interessante colocar um brinquedo na frente do bebê para encorajá-lo a pegá-lo, bebês adoram objetos coloridos, então opte por brinquedos coloridos, mobiles e chocalhos.

Ao escolher um brinquedo para seu bebê lembre-se: de nunca comprar um brinquedo com pontas ou cantos afiados; não deixe o bebê segurar um brinquedo com partes removíveis, pois há risco de engasgar; escolha brinquedos apropriados para a idade do seu bebê.

Aos dois meses, os bebês também conseguem colocar as próprias mãozinhas na boca. Então, saiba que é normal os bebês colocarem objetos na boca, este é o jeito deles de explorarem e conhecerem o mundo. Por isso, é importante ficar atenta aos objetos que seu bebê for alcançar.

Logo as glândulas salivares do seu bebê vão começar a funcionar e ele vai babar mais. Porém, isto não significa que o pequeno está com os dentinhos nascendo.

Para ajudar no desenvolvimento do seu bebê, permita que ele fique um tempo em várias posições diferentes, como sentado, em pé enquanto segurado pelos pais e de barriguinha para baixo, sempre supervisione seu bebê quando ele estiver nestas posições e não o deixe fazer nenhuma delas enquanto dorme. Lembre-se que na hora de dormir, o bebê deve estar sempre com a barriga para cima.

Sono aos dois meses do bebê

Lembre-se que os padrões de sono só começam a ser formados aos seis meses de vida. Porém, confira a seguir algumas boas dicas de como ajudar seu bebê de dois meses a já começar a criar bons hábitos de sono:

  • Tente colocar o bebê para dormir no mesmo horário todas as noites;
  • Evite coisas que possam acordar seu bebê durante a noite, como acender a luz ou conversar com o bebê, assim ele irá entender que a noite não é o momento para ficar acordado;
  • Evite trocar a fralda do bebê durante a noite, faça isso apenas se o pequeno acordar;
  • Se possível, coloque seu bebê para dormir já com um soninho, mas ainda acordado. Afinal, imagina o susto que deve ser para um bebê dormir em um lugar e acordar em outro completamente diferente! O ideal é que ele durma e acorde no mesmo lugar;
  • Procure já começar a criar um ritual de sono, então antes de colocar seu bebê para dormir você pode dar um banho, cantar, fazer uma massagem, entre outros cuidados;
  • Fique atento aos sinais que o bebê dá de que está com sono, como: bocejar, esfregar os olhos, olhar para longe de você ou agir mais bravinho e estimule seu bebê a dormir quando ele apresentar esses sinais.

Alimentação

Lembre-se que seu bebê continuará se alimentando com fórmula ou leite materno nos próximos quatro meses, já que a orientação é a amamentação ou consumo de fórmula exclusivos até os seis meses de vida.

Saiba mais sobre bebês de dois meses aqui. 

Fonte consultada:

Universidade da Califórnia, Estados Unidos.

Veja mais

Deixe uma resposta

Comentários