Bebês que ganham 40% do seu peso ao nascer no primeiro mês têm QI maior

Por: Bruna Romanini

Foto: Getty Images

É o que aponta uma pesquisa feita pela Universidade de Saúde Pública de Adelaide na Austrália

Uma pesquisa feita pela Universidade de Saúde Pública de Adelaide, na Austrália, com 13.800 crianças descobriu que bebês que ganham mais peso nas primeiras quatro semanas de vida têm um QI mais alto quando entram na escola.

O QI (quociente de inteligência) é a maneira mais conhecida de se medir a inteligência de uma pessoa. E de acordo com o estudo, bebês que ganharam 40% do seu peso ao nascer nas quatro primeiras semanas de vida, apresentaram Q.I com 1.5 pontos a mais, em média, aos 6 anos de idade, quando comparado com bebês que só ganharam 15% do peso ao nascer nas primeiras quatro semanas de vida.

Cadastre-se

Para calcular quanto é 40% do peso ao nascer é muito simples. Basta pegar o peso de seu bebê ao nascer, vamos supor que seja 3 quilos, e multiplicar por 0.4. No caso de um bebê que nasceu pesando 3 kg o resultado é 1.2 kg. Assim para ganhar 40% do peso ao nascer nas primeiras quatro semanas de vida esse bebê que nasceu pesando 3 quilos deve pesar 4.2 kg no final do primeiro mês.

Ainda segundo o estudo, bebês que apresentaram maior circunferência de cabeça no primeiro mês de vida também apresentaram um QI maior no futuro. “A circunferência da cabeça indica o volume do cérebro, então um crescimento maior dela no primeiro mês de vida indica um rápido crescimento do cérebro. Em geral, podemos dizer que crianças que crescem mais nas primeiras quatro semanas de vida provavelmente terão maiores QI’s no futuro”, explica a Dra. Lisa Smithers, autora do estudo.

Veja outros sinais que o bebê dá de que tem uma inteligência acima da média aqui. 

Veja mais

Deixe uma resposta

Comentários