Como bebê reconhece a mãe entre outros adultos

Por: Bruna Romanini

Foto: Getty Images

Veja de quais formas o bebê reconhece a mãe entre outros adultos

Desde o nascimento, o bebê possui maneiras próprias de diferenciar sua mamãe dos demais adultos. A seguir, veja como o bebê é capaz de reconhecer sua mãe entre outros adultos:

Pelo cheiro

Cadastre-se

Logo após o parto o bebê já consegue reconhecer a mãe pelo cheiro. De acordo com uma pesquisa publicada na revista científica Communicative & Integrative Biology o cheiro da mãe é um dos primeiros fatores que faz o pequeno diferenciar a mãe de outros adultos logo após o parto.

Os pesquisadores perceberam que bebês preferem roupas com o cheiro de suas mães do que roupas com os cheiros de outras mães. Também foi observado que bebês que mamam no peito tem maior facilidade em reconhecer o cheiro de suas mães do que aqueles que consomem fórmula. Isto porque os bebês que amamentam geralmente ficam em maior contato com os corpos de suas mães.

Pela voz

Desde o nascimento o bebê já é capaz de reconhecer a mamãe pela voz. Pesquisadores da Universidade de Montreal no Canadá observaram que apenas 24 horas após o nascimento, o cérebro dos bebês responde de maneira diferente a voz de outras pessoas e a voz de suas mães.

Quando ouve a voz de outras pessoas o cérebro do bebê ativa apenas a área de reconhecimento de voz. Já quando ouve a voz de sua mãe, o cérebro do bebê ativa também a área do cérebro responsável pelo aprendizado de linguagem. Isto significa que além de responder diferente a voz de suas mães, a voz das mamães ainda estimula a linguagem dos bebês desde o nascimento!

Pelo rosto

Uma pesquisa publicada na revista científica American Psychological Association descobriu que entre 3 e 5 semanas de vida, os bebês começam a ficar especialmente interessados em rostos e ficam particularmente interessados no rosto e nos olhos de suas mães.

Veja mais

Deixe uma resposta

Comentários