Descoberto remédio que pode causar má formação do bebê na gestação

Por: Bruna Romanini

Foto: Getty Images

Trata-se da pregabalina que é usada para tratamento de dores, ansiedade, fibromialgia e outras condições

O medicamento pregabalina usado para o tratamento de dores, ansiedade, fibromialgia, epilepsia e outros problemas no cérebro pode estar associado a má formações no feto, de acordo com um estudo publicado na revista científica Neurology, que publicação que pertence à Academia Americana de Neurologia.

O estudo contou com a participação de 164 mulheres que tomaram pregabalina durante a gestação e outras 656 que não tomaram este medicamento na gravidez.  E então foi descoberto que mulheres que tomaram pregabalina no primeiro trimestre de gestação tiveram três vezes mais chances de ter filhos com má formações do que aquelas que não tomaram o remédio.

Cadastre-se

6% das grávidas entre as mulheres que tomaram pregabalina tiveram filhos com má formações, enquanto apenas 2% das grávidas que não tomaram o remédio tiveram filhos com má formações.

As má formações provavelmente causadas pelo medicamento incluem problemas no coração e no sistema nervoso central. “Nós não podemos tirar uma conclusão definitiva com este estudo, já que muitas mulheres estavam tomando outros medicamentos que poderiam agir na formação do feto e também porque o estudo foi pequeno”, disse a autora da pesquisadora Ursula Winterfeld.

Veja mais

Deixe uma resposta

Comentários