Olhos do bebê: o que fazer quando lacrimejam e têm remelas

Por: Bruna Romanini

Foto: Getty Images

Entenda as causas e como tratar os problemas mais comuns que o bebê pode ter nos olhos

Os olhos do bebê podem apresentar alguns probleminhas que preocupam as mamães. Um deles é a remela nos olhos. Primeiro, saiba que é comum os pequenos apresentarem remelas nos olhos. “Contudo, quando ela é excessiva pode haver obstrução do canal lacrimal. Diante deste quadro deve-se fazer uma massagem circular no local, caso não resolva, leve seu filho ao oftalmologista”, orienta pediatra Rita de Cassia Silveira, presidente do comitê de neonatologia da Sociedade de Pediatria do Rio Grande do Sul.

Os olhos lacrimejando do bebê também podem gerar preocupação. Mas, saiba que os olhos lacrimejarem um pouco é normal e necessário. “Ajuda na higiene e adaptação a luminosidade”, observa Rita de Cassia.

Cadastre-se

Contudo, quando os olhos do pequeno começam a lacrimejar excessivamente é preocupante. “Quando há excessivo lacrimejamento, vermelhidão do olho e edema, ou seja, inchaço pode ser conjuntivite. Também pode-se pensar em obstrução do canal lacrimal”, diz Rita de Cassia. Diante dos olhos lacrimejando é importante entrar em contato com o pediatra.

Como higienizar os olhos

A orientação é higienizar os olhos do bebê uma vez por dia durante o banho. Para isso, utilize um algodão umedecido na água morna. Troque o algodão quando for fazer a higiene do outro olho. Saiba como o bebê enxerga nesta outra reportagem do portal BebêMamãe.com. 

Veja mais

Deixe uma resposta

Comentários