Bebê morre após não ter sido colocado corretamente na cadeira para auto

Por: Bruna Romanini

Foto: Arquivo Pessoal

Agora, Holly Wagner, mãe do pequeno Cameron, alerta outros pais para que não cometam o mesmo erro

A americana Holly Wagner passou pelo pior pesadelo de qualquer mãe: perder um filho. E para tornar tudo ainda pior, ela descobriu que a morte de seu bebê de 11 meses, Cameron, poderia ter sido evitada com um cuidado simples.

Em abril de 2013, Holly estava trabalhando e seu namorado na época estava cuidando dos filhos dela, Cameron, 11 meses, e de Connor, 3 anos. Após levar os meninos para passear no parque, os três entraram no caso para retornar para casa. Foi então que o carro em que eles estavam colidiu com outro veículo.

Cadastre-se

O ex-namorado de Hollly, Rhett, sobreviveu com uma lesão no cérebro e outra na perna, já o filho mais velho dela, Connor, teve apenas um braço quebrado. O pequeno Cameron não teve a mesma sorte. Ele sofreu lesões graves em todo o corpo. E após alguns dias hospitalizados, não havia qualquer possibilidade de cura e ele faleceu.  “Jamais me esquecerei do dia em que perdi meu filho. Neste dia metade do meu coração foi para o céu com ele”, recorda-se Holly em entrevista ao jornal britânico Mirror.

A dor de Holly ficou ainda pior quando ela soube por meio dos legistas que o bebê dela poderia ter sobrevivido se tivesse sido colocado corretamente na cadeirinha para auto. “Somente a parte de cima da cadeirinha havia sido presa, assim quando houve o acidente ela não aguentou e se rompeu, fazendo com que meu filho fosse ejetado para fora do carro”, conta Holly. Além disso, o pequeno estava com a cadeira de frente para o painel do veículo, quando deveria estar de costas. Até em torno dos dois primeiros anos de vida, o bebê deve ficar em cadeiras para auto de costas para o painel do veículo.

Após a terrível perda, Holly percebeu que jamais havia recebido orientações corretas sobre como instalar a cadeira para auto e como colocar o bebê nela. De acordo com a ONG Buckle Up For Life 75% dos pais ou cuidadores colocam seus filhos de forma errada na cadeirinha para auto. Por isso, Holly decidiu se informar sobre o assunto e alertar outros pais para evitar que os filhos de outras pessoas passem pelo mesmo que Cameron.

Ela também quer estimular mais pessoas a alertarem outros pais se verem que eles estão instalando a cadeirinha de forma errada. Isto porque ela se lembrou que apenas semanas antes do acidente  ela havia postado no Facebook uma foto de Cameron na cadeirinha totalmente mal colocado (a imagem no topo da matéria),  com as faixas do cinto torcidas e com a cadeira posicionada de frente para o painel do carro e não de costas, e ninguém falou nada. “Eu gostaria que alguém tivesse me corrigido. Eu sou uma mãe como qualquer outra, nós não somos perfeitas, mas nós tentamos o nosso melhor para manter nossos filhos seguros. Se trabalharmos juntas e ajudarmos umas as outras nós podemos aprender muito e salvar vidas”, disse Holly em entrevista ao Red Book.

Alguns cuidados especiais que os pais precisam ter ao colocar o bebê na cadeira para auto são:

          • A cadeira para auto deve ficar de costas para o painel do veículo e se possível no meio do banco traseiro, pois esta é a posição menos afetada em caso de capotamento ou colisão. Quando o lugar do meio não tem um cinto de três pontas, então a cadeirinha deve ser instalada nas laterais.  É importante que ao ser instalada, a cadeirinha fique firme e não se mova mais do que 2 centímetros. A reclinação não deve ser mais de 45 graus. De acordo com a Academia Americana de Pediatria, a criança deve ficar de costas para o painel do carro até cerca de dois anos, mas esta idade não deve ser levada como um prazo limite. Eles decidiram estipular esta idade porque muitos pais estavam já virando seus filhos para frente assim que completavam um ano de idade, sendo que a orientação é aguardar a criança ter o peso ou tamanho limites para aí sim poder realizar a transição. De modo que o principal ponto para se ter em mente é o peso e a altura do seu filho.
          • Um assento de carro instalado corretamente não deve se mover mais de dois centímetros de lado a lado ao longo do caminho do cinto.

Veja outros cuidados essenciais ao colocar o bebê na cadeira para auto aqui.

E confira no vídeo a seguir os cuidados ao colocar o bebê em cada uma das cadeiras para auto. O vídeo foi elaborado pelo portal IG em parceria com a ONG Safe Kids:

Vídeo: ONG CRIANÇA SEGURA Safe Kids Brazil

Veja mais

Deixe uma resposta

Comentários