Cólicas no bebê: como reconhecer

Por: Bruna Romanini

Foto: Getty Images

O bebê dá diversos sinais de que está sofrendo com as cólicas, saiba quais são eles

O bebê está chorando e não é fome? Nem fralda suja? Nem sono? Podem ser cólicas! Quando está com cólicas o bebê dá alguns sinais muito específicos de que sofre com esses problemas. São eles:

Chorar muito: Se seu bebê está chorando demais, as cólicas podem ser a causa. “Frequentemente nos primeiros dias de vida, bebês que choram mais, estão em fase adaptativa de digestão, com retenção de gases”, explica a pediatra Denise Bedoni do Hospital Leforte. Veja outras causas para o choro do bebê aqui.

Cadastre-se

Movimentar as pernas: Quando está com cólicas é comum os bebês realizarem movimentos cíclicos de extensão e flexão de pernas.

Rostinho vermelho: “O rostinho vermelho do bebê é um sinal de cólicas quando está associado aos movimentos das pernas”, diz Denise Bedoni.

Barriguinha dura: Quando está com cólicas a barriguinha do bebê pode ficar dura. “Isto ocorre porque o bebê está com retenção de gases”, conta Denise Bedoni.

Soltar gases:  “Há bebês que acumulam muitos gases com dificuldade para eliminá-los, nestes a cólica é maior. A massagem e o calor no abdome facilitam a eliminação e por isso ele solta gases”, orienta Denise Bedoni. Veja outras dicas para aliviar os gases no bebê aqui.

Outros sintomas: Quando está com cólicas o bebê pode apresentar dificuldades para mamar, vômitos após a mamada, irritabilidade e sono agitado.

Saiba como prevenir e aliviar as cólicas no bebê aqui.

Veja mais

Deixe uma resposta

Comentários