Cuidados com bebê no inverno que parecem certos, mas são perigosos

Por: Bruna Romanini

Foto: Getty Images

Algumas atitudes dos pais no outono e inverno podem parecer corretas, mas não são

No inverno e outono na tentativa de aquecer seus bebês, os papais e mamães podem acabar tendo algumas atitudes que prejudicam a saúde do bebê. Veja quais são:

Colocar o bebê com o casaco na cadeirinha para auto

Cadastre-se

É essencial não colocar seu bebê na cadeirinha vestindo um casaco muito grosso ou cobri-lo com um cobertor e colocar o cinto por cima.  Estas atitudes dão uma ideia errada sobre o tamanho do bebê, fazendo com que o cinto pareça firme, mas na verdade ele está largo demais. Então, ao colocar o pequeno na cadeirinha, coloque-o com uma camada de roupa fina, prenda o cinto e só depois cubra seu bebê com um casaco ou um cobertor. Entenda melhor o assunto aqui.

Dar banho no bebê com frequência

Sim, banho é essencial para garantir a saúde de todas as pessoas. Porém, no inverno não é necessário dar muitos banhos no bebê. Isto porque o banho em excesso pode levar ao ressecamento da pele do bebê. A Academia Americana de Pediatria inclusive orienta que os bebês tomem apenas três banhos por semana no inverno. Porém, como no Brasil este hábito é um tanto estranho é válido dizer que o bebê pode tomar um banho por dia e que se você não quiser dar banho nele um dia, não há problemas. Nos dias em que não for dar banho no bebê, é interessante limpar as genitais, pescoço, pezinhos e mãozinhas com algodão e água. Veja como dar banho no bebê no inverno aqui. 

Aquecer demais o bebê

Muitas vezes, na tentativa de deixar o bebê quentinho nos dias frios as mamães podem acabar aquecendo-os demais e isto pode levar até mesmo à morte súbita. Isto porque os bebês têm muita dificuldade em controlar a temperatura corporal, então perdem calor rapidamente e também podem ficar quentes muito rápido.

A regra geral é: coloque uma peça de roupa ou cobertor (caso vá colocar seu bebê para dormir) a mais do que você está usando. Para não aquecer seu bebê demais ou de menos tanto na hora de dormir quanto acordado é importante reconhecer os sinais que ele dá de que está com frio ou calor. Quando está com calor seu pequeno pode suar, ficar inquieto, com febre e o rosto vermelho. Já para saber se ele está com frio, é válido checar o peito, barriguinha, tronco e extremidades e ver se estão quentes, se não estiverem, adicione mais uma camada de roupa ou um cobertor.

Cobrir o bebê com um cobertor muito grosso

Muitos pais podem achar que o cobertor grosso é uma boa ideia para os bebês, mas não é. A orientação é preferir os cobertores mais finos. Lembrando que o bebê deve ser coberto até a altura do peito e que os cobertores e lençóis devem ficar presos embaixo do colchão.

Usar roupas de lã

Não é interessante deixar as roupas de lã em contato direto com a pele do bebê, isto vale também para os gorrinhos. As roupas de lã não absorvem bem o suor o que pode deixar o bebê úmido e gelado. Por isso, opte por gorrinhos de algodão e camisetinhas em contato direto com a pele também de algodão.

Veja como manter o bebê aquecido nos dias frios aqui. 

Fonte consultada:

Academia Americana de Pediatria

Veja mais

Deixe uma resposta

Comentários