Sinais de que há algo errado com a saúde do bebê

Por: Bruna Romanini

Foto: Getty Images

Perda de peso, mamar menos, fazer pouco xixi são só alguns destes sintomas, veja outros

Quando algo não vai bem com a saúde, o bebê dá diversos sinais! A seguir listamos os principais sintomas de que o bebê não está bem de saúde. Diante de qualquer um desses sinais é essencial entrar em contato com um pediatra ou levar o bebê ao pronto socorro. Confira:

Perda de peso

Cadastre-se

A perda de peso pode ser um sinal de que há problemas de saúde com o bebê. É normal que o bebê perca de 10 a 15% de peso após o nascimento. Contudo, ele irá recuperar esse peso entre 7 e 10 dias de vida e após isso é esperado que o bebê ganhe de 20 a 25 gramas por dia. “O bebê perde peso quando está doente. Essa é uma idade em que ele tende a ganhar e não perder peso”, destaca a pediatra Fabíola Peixoto, do Hospital Leforte.

 Febre

Mais importante do que a temperatura da criança em si é o seu comportamento. “Se ela estiver com febre de até 38 graus, mas continuar comendo bem, brincando e tranquila, há menos razão de preocupação que no caso de uma criança com febre de 37,8 graus junto com choro inconsolável ou prostração”, conta Fabíola Peixoto.

Se o bebê tem menos de três meses e está com febre desagasalhe-o um pouco, espere meia hora e meça de novo a febre. “Se a temperatura continuar acima de 37,8 graus, procure o médico ou um serviço de saúde o quanto antes. No caso de bebês de menos de 1 mês, qualquer febre deve ser avaliada imediatamente pelo pediatra, que provavelmente pedirá exames de laboratórios para descartar a possibilidade de uma infecção bacteriana”, observa Fabíola Peixoto.

Procure o médico se seu bebê estiver agindo estranho, se começar a chorar muito mais do que chora normalmente ou se estiver muito parado, sem interesse em mamar ou comer. Saiba mais sobre febre do bebê aqui.

Não mama bem

Quando o bebê deixa de mamar ou ingere menos leite materno do que antes, especialmente se aliado à isso ele tem muito sono, chora ou se mexe de modo diferente do habitual, é preocupante. “São muitas as doenças que podem causar isto. Por isso, é essencial buscar ajuda do pediatra”, diz Fabíola Peixoto. Saiba que conforme o bebê cresce, ele começa a mamar de forma mais eficiente, então consegue mamar mais em menos tempo, por isso, tome cuidado para não confundir isso com o bebê deixar de mamar.

Faz pouco xixi

Quando o bebê urina pouco, tem a boca seca e/ou a moleira baixa ele pode ter desidratação. “Este problema de saúde põe em risco a vida do bebê”, alerta Fabíola Peixoto. Saiba que o bebê que mama bem precisa ter pelo menos seis fraldas de urina por dia.

Fraqueza e falta de interesse

Não é normal e nem saudável que o bebê fique fraco, muito cansado ou passe a demonstrar falta de interesse, especialmente pela comida. Estes problemas podem ocorrer em decorrência de doenças graves.

Respiração rápida ou dificuldade em respirar

Quando o bebê começa a apresentar respiração rápida ou dificuldade respiratória isto pode ser sinal de pneumonia, que pode ser mortal para os pequenos. Saiba mais sobre pneumonia em bebês aqui. 

Pele azulada

Quando o bebê apresenta lábios e rosto azulados isto pode ser sinal de pneumonia, problemas no coração ou alguma doença congênita.

Pele amarela

Quando a pele do recém-nascido apresenta a coloração amarela pode ser icterícia. Saiba mais sobre o assunto aqui.

Umbigo ou pele vermelha

Quando o bebê apresenta a pele do abdômen ou o umbigo vermelhos ou com pus é preciso entrar em contato com o pediatra o quanto antes.

Veja mais

Deixe uma resposta

Comentários