Estresse na gravidez: riscos e como diminuir

Por: Bruna Romanini

Foto: Getty Images

Entenda os problemas que o estresse na gravidez pode causar e o que fazer para diminuí-lo

O estresse na gravidez, assim como em qualquer outro momento da vida, não é bom para a saúde. Além de suas complicações típicas, existe a possibilidade do estresse na gravidez favorecer o parto prematuro. “Não há como mensurar isso, mas o que se sabe é que o estresse libera adrenalina e esta leva a contração do útero”, explica o ginecologista obstetra Paulo Gallo, diretor médico do Vida – Centro de Fertilidade da Rede D’Or do Rio de Janeiro e professor da Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Além disso, o estresse na gravidez pode ter outras complicações indiretas. “Podem haver problemas na qualidade de vida, a ansiedade pode fazer a grávida comer mais e engordar demais na gestação, por exemplo”, diz Paulo Gallo. Entenda os problemas do excesso de peso na gravidez nesta outra matéria do portal BebêMamãe.com.

Cadastre-se

É importante que as gestantes busquem maneiras de relaxar. Tentar reduzir rotinas de trabalho muito puxadas é interessante. Caso não seja possível, você pode dar uma pausa 15 minutos depois do almoço. Dormir bem também é essencial, cerca de oito horas por dia. Fazer algumas atividades que ajudam a relaxar é outra boa opção, como a meditação, o ioga, o alongamento e a hidroginástica.

Veja mais

Deixe uma resposta

Comentários