Bebê morre devido à posição em que estavam o seu berço e trocador

Por: Bruna Romanini

Foto: Reprodução Arquivo Pessoal

O pequeno Noah Ivey ficou preso entre o berço e o trocador e faleceu, agora sua mãe quer alertar outros pais

A mãe britânica Fiona Ivey está alertando outros pais sobre os riscos de posicionar o berço e o trocador muito próximos um do outro. Ela decidiu iniciar uma petição pública para que o governo conscientize mais todos os pais sobre o assunto após seu filho de oito meses, Noah, morrer ao ficar preso entre o trocador e o berço.  A seguir, entenda o caso e saiba como se proteger:

Em fevereiro de 2011, Fiona passou pelo pior momento de sua vida. Tudo começou como mais uma noite normal. Fiona estava preparando Noah para dormir quando o pequeno se levantou sozinho do berço pela primeira vez. Seus pais aplaudiram o feito e o pequeno ficou todo orgulhoso, dando risadinhas de satisfação. Fiona fez uma nota mental de baixar o colchão do berço agora que o pequeno podia se levantar. Depois, ela deu banho em Noah, o alimentou e o colocou no berço para dormir.

Cadastre-se

Na manhã seguinte Fiona iria retornar ao seu trabalho após a licença-maternidade. Antes de ir dormir, ela foi checar Noah novamente, o pequeno estava dormindo bem, então ela deu-lhe um beijo e foi para sua cama. Porém, quando Fiona acordou ficou chocada ao perceber que já eram 6:30 da manhã e Noah não havia feito nenhum barulho a noite inteira.

Então, ela foi direto para o quarto do filho e ficou em choque ao notar que ele não estava no berço. “Meu primeiro pensamento foi que meu marido o havia pego e levado para a cama, mas nós nunca fazíamos isso. Eu comecei a gritar e no meio do desespero até achei que meu filho havia sido sequestrado”, disse Fiona em entrevista ao jornal britânico DailyMail.

Foi apenas quando seu marido chegou correndo que ela enxergou o pequeno Noah entre o berço e o trocador. Fiona se apressou em pegá-lo, mas quando o tocou ela percebeu que já era tarde demais. “Eu mal consegui respirar quando o deitei no sofá”, recorda-se Fiona.

Fiona ainda tentou realizar manobras de primeiros socorros no filho, e os paramédicos assim que chegaram também tentaram fazer isso, mas nada funcionou. Noah havia falecido.

Investigação

Como até o momento não se sabia a causa da morte de Noah, a polícia investigou o caso. Os policiais descobriram que o pequeno havia conseguido se levantar e sair do berço, porém ao invés de cair no chão, ele ficou preso entre o berço e o trocador, que ficavam muito próximos um do outro, e acabou sufocando com o rosto pressionado contra o trocador. Se o trocador não estivesse tão próximo do berço, o pequeno teria caído no chão e, apesar possíveis galos na cabeça, estaria vivo.

Petição para alertar outros pais

Apesar da difícil dor da perda, Fiona e seu marido Neal conseguiram seguir em frente e tornaram-se pais novamente. Agora ela decidiu criar uma petição pública para que todos os pais sejam alertados sobre dois cuidados importantes: a posição dos móveis no quarto do bebê e a importância de baixar o colchão do berço assim que o bebê começar a se levantar. “Eu notei que a maioria das lojas colocam o trocador e o berço muito próximos um do outro e eu temo que isto mande a mensagem errada para os pais. Uma mensagem perigosa”, disse Fiona em entrevista ao DailyMail.

Fiona quer que todos os pais fiquem atentos e não deixem o trocador, ou qualquer outro móvel similar, muito próximo do berço. Isto porque haveria o risco de ocorrer o que houve com Noah, o bebê sair do berço e ficar preso entre o trocador e o berço. Além disso, ela também quer conscientizar todos sobre a importância de baixar o colchão do berço assim que o bebê começar a demonstrar a capacidade de se levantar sozinho.

Veja outros cuidados ao colocar o bebê no berço aqui.

Veja mais

Deixe uma resposta

Comentários