Os bebês devem acordar no meio da noite, diz estudo

Por: Bruna Romanini

Foto: Getty Images

Algumas atitudes que visam fazer o bebê dormir a noite toda podem causar problemas sérios de saúde

Uma pesquisa realizada pela Swansea University Prifysgol Abertawe com 715 mães e seus bebês com idades entre 6 e 12 meses, descobriu que é normal o bebê acordar no meio da noite. Os pesquisadores notaram que 78% dos bebês com esta idade acordam pelo menos uma vez durante a noite e que 61% se alimentam pelo menos uma vez a noite.

O estudo também apontou que a ideia de alimentar o bebê com fórmula ou com alimentos sólidos antes de dormir não evitará que o pequeno acorde no meio da noite e ainda pode fazer com que ele coma mais do que o orientado.

Cadastre-se

O máximo que pode acontecer é o bebê não querer se alimentar no meio da noite, mas ele ainda irá acordar. “Isto mostra que o bebê acorda durante a noite por razões que vão além da fome e que tentar dar mais alimentos para o bebê antes dele dormir não o impede de acordar a noite. Alimentar mais o seu bebê durante o dia na esperança de que ele durma melhor a noite aumenta o risco de obesidade e não o fará dormir a noite inteira”, observa Victoria Harries, uma das pesquisadoras responsáveis pelo estudo.

Amy Brown, autor principal do estudo, afirma: “Existe muita pressão em cima de novas mães para que façam seus bebês dormirem a noite inteira e um mercado multimilionário tentando vender para elas como fazer isso. Esperamos que esta descoberta traga algum conforto para as novas mães que tem filhos que acordam no meio da noite. Também esperamos que essa pesquisa dê confiança para as novas mães a continuarem amamentando e a não tentarem introduzir alimentos antes do tempo, já que isso não fará o bebê dormir mais”.

Veja a partir de quando o bebê costuma dormir a noite inteira aqui.

Veja mais

Deixe uma resposta

Comentários