Comidas que parecem inofensivas, mas são perigosas pras gestantes

Por: Bruna Romanini

Foto: Reprodução

Presunto, peito de peru e até alguns tipos de queijos podem causar problemas sérios para a grávida e o bebê

As gestantes já estão cansadas de saber sobre alguns alimentos que devem evitar, como comidas cruas e bebidas alcoólicas. Contudo, existem outros alimentos que não são muito comentados, mas que também podem ser prejudiciais para as gestantes. Veja quais são eles a seguir:

Presunto, peito de peru, salame e outros embutidos


Cadastre-se

Os embutidos como o presunto, peito de peru, salame, mortadela e salsicha devem ser evitados pela gestante. Isto porque estes alimentos correm o risco de serem contaminados pela bactéria Listeria. Esta bactéria pode causar meningite na gestante, que por sua vez corre o risco de passar a condição para o bebê durante o parto.

As gestantes são 20 vezes mais suscetíveis a meningite por Listeria do que o restante da população. Quando esta meningite passa para o recém-nascido, os pequenos correm o maior risco de morte pela doença. O risco destes embutidos não transmitirem a doença só desaparece quando eles são aquecidos a uma temperatura igual ou superior a 73 graus.

Contudo mesmo com esse cuidado, os embutidos ainda são alimentos ricos em sal, conservantes e gorduras, todas essas substâncias em excesso podem prejudicar a saúde da gestante e do feto.  Por isso continua sendo importante evitar os embutidos na gestação.

Alguns tipos de queijos

A bactéria Listeria também pode contaminar alguns tipos de queijos como o como gorgonzola, camembert, queijo branco, feta e brie. Por isso, é importante ficar atenta a esses queijos e só ingeri-los quando eles forem feitos com leite pasteurizado.

Patês

Patês feitos com embutidos ou queijos também devem ser evitados, pois estes alimentos correm o risco de serem contaminados pela bactéria Listeria.

Peixes ricos em mercúrio

Existem quatro tipos de peixes que devem ser evitados pelas gestantes, mães que amamentam, bebês e mulheres que estão tentando engravidar. Tratam-se dos peixes com alta concentração de mercúrio, que são principalmente o peixe-espada, a cavala, o tubarão e o lofolátilo.

Mercúrio é uma substância que ocorre naturalmente e que também pode ser produzida pelo homem. Atualmente, existem peixes que contam com grandes quantidades de mercúrio provavelmente porque empresas despejam mercúrio em rios e no mar e então estes peixes acabaram sendo contaminados, de modo que alguns contam com o mercúrio em menores concentrações e outros em maiores.

Infelizmente, quando ingerido em grandes quantidades pelos bebês, seja quando ainda está na barriga da mãe, por meio do leite materno ou pela própria alimentação, os pequenos podem apresentar problemas no cérebro. Assim, os bebês podem desenvolver certo atraso mental e demorar mais para falar, andar, entre outros marcos do desenvolvimento. Estes bebês também podem apresentar maior dificuldade para manter a atenção e problemas na memória.

Legumes e vegetais que não foram bem lavados

Legumes e vegetais são muito saudáveis e importantes para a saúde da gestante. Contudo, é importante ficar atenta às versões cruas e se certificar de que elas foram bem lavadas. Isto porque quando estes alimentos não são bem lavados há o risco de contaminação pela bactéria Salmonela que pode causar graves problemas de saúde ao bebê.

Veja outros alimentos que as gestantes devem evitar aqui.

Fontes consultadas:

Centro de Controle e Prevenção de Doenças do Governo dos Estados Unidos

Universidade de Harvard, nos Estados Unidos

Veja mais

Deixe uma resposta

Comentários