4 coisas que toda mulher deve parar de fazer com seios quando começa amamentar

Por: Bruna Romanini

Foto: Reprodução

Usar tops apertados e sutiãs apertados, por exemplo, pode acabar prejudicando a produção de leite materno

Existem algumas atitudes cotidianas com os seios que toda mulher faz ou já fez em algum momento. Porém, durante o período de amamentação, é recomendado deixar algumas delas de lado. Veja quais são a seguir e entenda seus problemas:

Tops e sutiãs apertados


Cadastre-se

Mães que amamentam devem prestar atenção na hora de usar tops e sutiãs. É importante que nenhum deles seja muito apertado. Isto porque tops e sutiãs muito apertados podem acabar prejudicando a sua produção de leite materno.

Atenção ao seu sutiã

Além de evitar sutiãs apertados, também é preciso prestar atenção a outros pontos em relação a esta peça íntima. É interessante escolher sutiãs próprios para amamentar. “Eles devem ser em geral 2 ou 3 números maiores que o número usado antes da gestação, confeccionados com tecidos que absorvam a transpiração e sequem rápido. Se possível, devem ser comprados em número suficiente para permitir trocas toda vez que a mulher se sentir incomodada, facilitando o processo de higiene. Devem ter alças largas e que sustentem bem as mamas, evitando dor e desconforto”, orienta a médica de família e comunidade Denize Ornellas, membro da Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade (SBMFC).

Não passar sabonete nos mamilos

Se você está amamentando seu bebê, evite passar sabonete ou shampoo nos mamilos, isto porque eles removem os óleos naturais que deixam os mamilos úmidos. Limpe seus mamilos apenas com água durante o banho.

Atenção na hora de lavar as mãos

É importante que as mães que amamentam procurem sempre lavar as mãos antes de segurar seus seios e/ou mamilos para amamentar o bebê.

Fontes consultadas

Academia Americana de Pediatria

Departamento de Saúde do Governo da Austrália

Veja mais

Deixe uma resposta

Comentários