Campanha incentiva doação de leite materno! Saiba como apoiar:
Um pequeno gesto pode alimentar um grande sonho! Entenda a importância da doação de leite materno e veja como ajudar
O Ministério da Saúde está com uma campanha em prol da doação de leite materno. A iniciativa marca o Dia Mundial de Doação de Leite Humano, que é celebrado no dia 19 de maio. O leite materno é considerado o alimento padrão ouro e faz a diferença na vida das crianças.
Segundo o Ministério da Saúde, “o leite materno é capaz de suprir sozinho as necessidades nutricionais da criança nos primeiros seis meses”. Além disso, ele continua sendo uma importante fonte de nutrientes, após a introdução da alimentação complementar saudável que ocorre no 6º mês de vida da criança até os dois anos ou mais.
Os benefícios do aleitamento materno se estendem ao longo da vida. Crianças amamentadas têm um menor risco de desenvolver hipertensão, alterações no colesterol, obesidade e diabetes tipo 2 na vida adulta.
Justamente por isso, a doação de leite materno se torna tão importante. Especialmente, para bebês prematuros ou baixo peso que estão nas unidades neonatais e não podem ser amamentados pelas próprias mães.
O leite materno protege essas crianças de infecções, alergias e diarreias. Além de contribuir para que tenham uma recuperação mais rápida e se desenvolvam com mais saúde em cada fase da vida. O aleitamento materno também é a única estratégia que, isoladamente, pode reduzir em até 13% a mortalidade de crianças com menos de 5 anos, por causas evitáveis.
Anualmente, cerca de 150 mil litros de leite humano são oferecidos para bebês prematuros ou de baixo peso internados nas unidades neonatais brasileiras. Porém, não supre a demanda necessária para alimentar estes bebês, apenas 55% deles tiveram acesso a doação de leite humano, no ano de 2022. Assim, é necessário que mais mulheres participem deste ato de solidariedade. O objetivo da nova campanha é ampliar em 5% doação de leite materno.
Vale lembrar que qualquer mulher que amamenta pode ser uma doadora de leite materno. Desde que não apresente problemas de saúde e não esteja tomando medicamentos que interfiram na amamentação.
Outra dúvida muito comum é com relação a quantidade. Um pote de 200 ml pode alimentar até 10 bebês prematuros ou de baixo peso por dia.
Doe leite materno – Um pequeno gesto pode alimentar um grande sonho!
Para saber como apoiar essa iniciativa clique aqui ou ligue no Disque Saúde (136)