Entenda a importância do colostro para os recém-nascidos e saiba mais sobre ele
Uma dúvida bem comum entre as mamães de primeira viagem é sobre o colostro. Às vezes, ele é confundido com o leite materno, mas contém propriedades muito especiais que são importantes para o recém-nascido.
O que é colostro
O colostro é um tipo de leite materno que antecede a produção do leite materno de fato. Trata-se de um líquido salgado, de cor amarelada ou esbranquiçada que é essencial para o início da vida do bebê. É tão importante que é conhecido como a primeira vacina dos pequenos.
Normalmente, ele começa a ser produzido no último trimestre da gestação. Em alguns casos, podem ocorrer secreções deste leite antes mesmo de o bebê nascer. “Ele costuma vir nas primeiras horas depois do parto e continua até a apojadura, a fase da descida do leite”, afirma o mastologista Anastasio Berrettini, presidente da Comissão de Aleitamento Materno da Sociedade Brasileira de Mastologia.
Por que o colostro é tão importante?
Cheio de vitaminas e minerais, tem mais proteína do que o leite materno. Além disso, contém substâncias importantes para a defesa do organismo do bebê e o aumento da imunidade. “O colostro é rico em proteínas que contribuem para uma defesa maior do organismo”, explica o pediatra Luciano Borges, presidente do Departamento Científico de Aleitamento Materno da Sociedade Brasileira de Pediatria. O colostro ainda é fundamental na prevenção da icterícia e no equilíbrio e funcionamento do intestino dos bebês.
Vale lembrar que enquanto estava na barriga da mamãe, o bebê não usava o estômago. Então, mesmo que a quantidade do colostro pareça ser pouca, ele é altamente calórico e supre as necessidades dos pequenos nos primeiros dias de vida fora do útero.