Como evitar mordidas durante as mamadas
Veja o que fazer para prevenir que os dentinhos do bebê que estão nascendo machuquem seus seios
Os dentinhos do seu bebê estão nascendo? Bom, então já vem aquele medo: e se o bebê morder?! Ou pior, seu bebê já está mordendo e você não sabe o que fazer. Bom, veja a seguir dicas de como evitar mordidas durante as mamadas.
Primeiro, saiba que o nascimento dos dentinhos NÃO é um motivo para parar de amamentar. A orientação da Sociedade Brasileira de Pediatra é que a amamentação seja exclusiva até os seis meses de vida do bebê e complementar até os dois anos ou mais.
As mordidas durante a amamentação, quando ocorrem, acontecem mais para o final da mamada. Isto porque durante a amamentação a maneira como a língua do bebê está posicionada não permite que o pequeno morda.
Para prevenir essa mordida ao final das mamadas os pais podem:
Estar preparados: posicione seu dedo próximo à boquinha do bebê e fique pronta para retirá-lo assim que o pequeno parar com as mamadas ritmadas. Desta forma você previne que a mordida ocorra no final da mamada.
Como agir se o bebê morder: Caso seu bebê te morda durante a mamada é importante que a mãe diga “não” de forma firme e retire o bebê do peito. Tente não colocar muita emoção ao dizer isso, pois se demonstrar muita raiva ou se fizer isso de maneira muito feliz, o bebê pode achar interessante e repetir o ato apenas para ver novamente este seu comportamento.
Também é importante oferecer alternativas para aliviar a dor do nascimento dos dentinhos. Veja como fazer isso aqui. E confira aqui como a atriz Fernanda Machado fez seu filho parar de morder durante as mamadas.
Fonte consultada:
Academia Americana de Pediatria