Cuidados importantes ao comer chocolate durante a amamentação
Existem muitos mitos sobre o consumo de chocolate durante a amamentação, veja o que é real e o que não é
Existem muitas dúvidas quando o assunto é comer chocolate durante a amamentação. Isto porque o chocolate conta com dois ingredientes que podem afetar o leite e causar problemas no bebê: a cafeína e o leite.
A questão da cafeína e o chocolate
Ao contrário do que muitos acreditam, a mulher que amamenta pode comer chocolate, tomar café e outras fontes de cafeína, porém sem exageros. A princípio quantidades moderadas desses alimentos não transmitem cafeína ao pequeno. Porém, quando ingerida em excesso, a cafeína pode passar para o leite materno e afetar o sono do bebê, deixando-o mais alerta.
A orientação do Instituto Nacional de Saúde do Reino Unido é não ultrapassar o consumo de 300 mg de cafeína por dia. Quando se trata de chocolate, 300 gramas de chocolate contam com estes 300 mg de cafeína, em média.
Porém, saiba que o chocolate que possui maior concentração de cafeína é o chocolate amargo e meio amargo. O chocolate ao leite possui menos quantidades de cafeína, enquanto o chocolate branco NÃO possui cafeína! Então, se você quiser evitar cafeína de qualquer forma, o chocolate branco é um grande aliado.
O leite do chocolate
Apesar de não ter cafeína, o chocolate branco é o que possui maiores quantidades de leite e isto pode ser um problema para alguns bebês. Alguns bebês podem ter certa intolerância ao leite e assim apresentarem piora nas cólicas quando você ingere estes alimentos.
Se você suspeita que seu bebê pode ter intolerância ao leite, é importante observar como seu bebê se comporta depois que você come o chocolate e outros derivados do leite. Se seu bebê fica desconfortável e apresenta piora nas cólicas depois que você comeu chocolate, é importante entrar em contato com o pediatra e evitar o chocolate até que o diagnóstico seja feito.
Porém, se seu bebê não apresenta problemas quando você come chocolate, este alimento pode ser ingerido sem maiores problemas. Porém, o orientado é ingerir o chocolate com moderação, então nada de comer um ovo de chocolate inteiro em um dia ;)
Fontes consultadas:
Associação Australiana de Amamentação
Instituto Nacional de Saúde do Reino Unido