Dor ao amamentar? Confira as causas e saiba o que fazer
Aprenda o que fazer para aliviar as dores ao amamentar
Embora amamentar seja um momento especial para a mãe e o bebê; muitas mulheres sentem dores na hora de alimentar os pequenos. Confira quais as principais razões para isso acontecer e o que fazer para lidar com esses problemas.
Fissuras e rachaduras nos mamilos
Mesmo que as mamães estejam cansadas de ouvir, a principal causa das dores no momento da amamentação é a pega incorreta do bebê. Quando o pequeno abocanha o seio de forma errada, as fissuras e rachaduras nos mamilos não demoram a aparecer.
Assim, lembre-se sempre de que o bebê não nasce sabendo mamar e é preciso ensiná-lo a fazer a pega correta. Outra dica é ter bastante cuidado ao tirá-lo, depois da mamada. O mais indicado é colocar o dedo no cantinho da boca do bebê, entre a língua e o mamilo, só então o afaste de forma bem delicada.
Se a mulher quiser se preparar para amamentar já durante a gestação uma boa pedida são os banhos de sol. Uma exposição de meia hora por dia, em horários recomendados pelos dermatologistas, ao longo de três meses vai aumentar bastante a resistência dos mamilos. Por outro lado, esqueça aquele macete do tempo das vovós de encher os seios de cremes e pomadas. Ao manter a pele dessa região muito hidratada, ela tende a ficar mais fina e sensível. Porém, é exatamente o contrário que as futuras mamães vão precisar.
Como lidar com esses problemas?
Quando as fissuras e as rachaduras já apareceram, daí não tem jeito e é preciso lidar com elas. Deixe a região sempre bem limpa e faça a higienização de forma correta – apenas com água corrente.
Outra orientação é manter a área hidratada, mas não precisa ser com cremes. “O próprio leite materno é um ótimo hidratante, faça massagens nas aréolas com o líquido”, ensina o mastologista Anastasio Berrettini, membro da Comissão de Aleitamento Materno da Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM).
Depois, deixe o local secar livremente. Ficar sem sutiã por um tempo faz com que as feridas sequem e cicatrizem mais rapidamente. No caso de mulheres com seios muito grandes e que não conseguem ficar sem a peça, a concha de amamentação pode ser a solução.
Se necessário, o pediatra vai recomendar o uso de pomadas, geralmente com lanolina. Certifique-se sempre de usar produtos que não precisam ser retirados na hora das mamadas. Além de facilitar o trabalho, ele ainda vai proteger o mamilo machucado enquanto você estiver amamentando.