Famosas revelam as dicas que aumentaram sua produção de leite materno
Essas dicas simples contribuem e muito para que a mulher tenha sucesso na amamentação, confira
Uma das questões que mais geram dúvidas entre as mulheres durante a amamentação é a produção de leite materno. A seguir, selecionamos algumas boas dicas de celebridades que com algumas atitudes simples foram capazes de aumentar e/ou manter sua produção de leite. Veja:
Fernanda Machado e a retirada do leite
Para manter a sua boa produção de leite materno, a atriz Fernanda Machado seguiu as orientações da consultora em amamentação e passou a fazer um pouco de ordenha de seu leite logo após as mamadas.
Para realizar isso a atriz utilizou uma bomba elétrica para tirar leite. “Como já disse, a máquina de tirar leite é uma grande aliada na amamentação, tanto que aqui os planos de saúde são obrigados a cobrirem o custo dela para todas as mães, e todos os quartos da maternidade no hospital possuem uma e o primeiro conselho da consultora de amamentação no hospital é ‘tire leite após todas as mamadas!’ Isso aumenta a produção de leite, o que é o meu caso, eu só tiro o leite para manter a alta produção, graças a Deus e a boa pegada e sucção do Lucca, nós não tivéssemos grandes dificuldades com a amamentação. E como não quero perder esse leite que é tão precioso, de vez em quando se preciso sair ou numa noite em que estou exausta e preciso dormir um pouco mais o Bob ou minha mãe dão para ele em uma mamadeira que a nossa pediatra indicou, ela possui um formato mais parecido com o do peito para não atrapalhar a pegada do bebê no seio da mãe. A sugestão de introduzir a mamadeira com o leite materno, foi da pediatra, mas só depois que ele completou 1 mês para que não houvesse o risco da rejeição do peito”, explicou a atriz Fernanda Machado em suas redes sociais.
De fato, utilizar bombinhas e fazer a ordenha manual são ótimas maneiras de estimular a produção de leite materno, mas faça isso sempre com a orientação do pediatra de seu filho ou de uma consultora em amamentação.
Carolina Kasting e a sucção do bebê
Para conseguir estimular sua produção de leite, a atriz Carolina Kasting contou com a ajuda de seu próprio bebê. “Se a amamentação é um ato psicossomático, estimulado quando você toca o seu bebê, ouve o bebê chorar, se lembra do seu rostinho, o contato dele no seu peito, a sucção, são fortes estímulos para a liberação do leite. Portanto, na medida do possível, quanto mais você ficar com ele e realizar você mesma os cuidados com o seu bebê, melhor”, postou a atriz em suas redes sociais.
Carolina está correta! Quanto mais o bebê mamar, mais leite a mulher irá produzir. Lembre-se: os seios são ‘fábricas’ de leite, não ‘estoque’, portanto quanto mais estímulo, maior a produção de leite!
Ingrid Guimarães e a descoberta do real problema
Às vezes a mulher acredita que está com problemas na produção de leite materno, mas a complicação pode ser outra. Foi justamente o caso da atriz Ingrid Guimarães. Ingrid teve alguns problemas no início da amamentação da filha e achou que estava ligado à baixa de produção de leite.
Contudo, a atriz acabou descobrindo que o problema não estava em sua produção de leite, mas sim na pega errada que a filha estava fazendo. Quando minha filha tinha 3 meses veio uma consultora em amamentação da Amigas do Peito me ajudar. Eu falava para ela que não tinha leite suficiente. E ela falou: ‘todas as mulheres têm leite’. Ai ela fez uma massagem no meu peito, apertou e saiu um jato e disse: ‘olha como você tem leite’. E ai eu vi que estava com a pega errada e ai foi um processo para mudar essa pega e corrigir. E depois que essa mulher nos orientou foi a felicidade, amamentei até os onze meses da minha filha”, afirma Ingrid. Veja como checar se a pega está correta aqui.
Sandy e a relactação
No início da amamentação, Sandy sofreu com baixa produção de leite materno. Contudo, uma técnica simples a ajudou a aumentar sua produção de leite e a amamentar por sete meses: a relactação. “Graças a um DVD que a esposa do Serginho Groisman me deu, eu aprendi uma técnica muito bacana que chama relactação em que você coloca uma sondinha e o bebê mama ao mesmo tempo o seu peito e complemento através da sondinha. Com isso eu consegui prolongar muito a minha amamentação. Depois eu parei com a relactação, fiquei só no peito e consegui amamentar mais sete meses dessa forma. Me senti muito vitoriosa e foi graças a essa técnica”, explica Sandy.
Saiba mais sobre a relactação aqui.
E veja outras dicas sobre como aumentar a produção de leite materno aqui.