Mãe quase morre por erro comum ao amamentar e alerta com foto chocante
“Amamentar é DIFÍCIL. Precisa ser ensinado e precisa ser aprendido. Assim como andar, falar, ler, escrever”
A blogueira do Mamaclog decidiu compartilhar uma experiência difícil que teve no início da amamentação para alertar outras mães a respeito dos sinais de problemas e da importância de receber orientação e informações corretas sobre amamentar. Veja a foto que ela postou em seu Instagram a seguir e depois confira o desabafo dela:
“Isto é mastite. Eu completei um ano amamentando no último domingo e sinto que preciso compartilhar minha história. Amamentação não foi fácil para mim. Meu leite demorou 5 dias para descer. Eu não sabia que podia demorar tanto, na verdade eu nem sabia o que significava “leite descer” (ninguém me ensinou isso). Eu era a única mãe que amamentou na maternidade. Uma mãe tentou, mas passou para a fórmula após 12 horas porque “ela não tinha leite” (ninguém a ensinou também).
Quando cheguei em casa, os problemas pioraram e meus mamilos literalmente racharam no meio. Eu nunca senti tanta dor, mas eu insisti, chorava em cada mamada até que meus mamilos sararam. (Ninguém me ensinou que amamentar poderia ser dolorido, ninguém me ensinou que uma mamada boa não dói).
Então veio a mastite. Eu me lembro de acordar às 3 da manhã tremendo de frio e colocar vários cobertores em torno de mim para amamentar meu filho. A dor. Foi. Terrível. Eu estava tremendo de frio e suando ao mesmo tempo. Às 5 da manhã eu acordei meu namorado e pedi para ele me levar ao hospital.
O médico mediu minha temperatura e disse que estava levemente alta e me deu um paracetamol para que eu tentasse dormir. 7 da manhã chegou e eu não dormi nada, e então eu estava vomitando e minha temperatura já tinha subido para 40 graus. Eu tinha desenvolvido sepse no meio da noite (infecção generalizada que pode levar a morte). Eu não tinha conseguido reconhecer os primeiros sinais de que estava com mastite e ela acabou piorando muito.
Eu fui para o hospital de novo, lá me deram os antibióticos mais fortes que tinham, morfina e remédios para os vômitos constantes que estava tendo. E eu fiquei separada do meu bebê por duas noites. Meu coração ficou partido.
Aconteceu muito mais coisa. Mas meu ponto é: a falta de informação sobre amamentação hoje em dia é TERRÍVEL. E eu não estou falando de informar sobre os benefícios da amamentação, mas sim sobre educação básica a respeito da amamentação. Falar sobre a pega correta, sinais de problemas, como saber se o bebê está mamando bem, etc.
Não é esperado que as mulheres tenham um filho sozinhas, mas de algum modo é esperado que ela consiga amamentar sozinha. E é por isso que tantas mulheres enfrentam problemas para amamentar e muitas nem conseguem.
Amamentar é DIFÍCIL. Precisa ser ensinado e precisa ser aprendido. Assim como andar, falar, ler, escrever. Amamentar pode ser algo natural, mas nem sempre ocorre de maneira natural”.
Informação é o caminho
Caso você esteja enfrentando problemas para amamentar ou só queira uma orientação extra, saiba que pode encontrar ajuda gratuita em um banco de leite humano. Encontre o mais próximo da sua casa aqui. Veja dicas de como lidar com os problemas ao amamentar aqui. E veja ótimas dicas sobre como amamentar aqui. Saiba tudo sobre mastite aqui.