Quatro dicas práticas e simples para amamentar o bebê
Algumas dicas práticas vão ajudar o bebê ao amamentar corretamente e assim evitar problemas
Algumas dicas práticas e simples podem fazer toda diferença na hora de amamentar o seu bebê. Veja algumas dicas que vão ajudar você nesse momento tão especial com o bebê:
Melhor posição
O primeiro passo na hora de amamentar, certamente é escolher uma posição. É aí que a mamãe precisa ter em mente uma única coisa: o conforto. Não existe um consenso absoluto sobre o assunto e para cada mãe ou situação, uma posição pode funcionar melhor do que a outra. A única regra é que tanto as mamães quanto os bebês precisam se sentir aconchegados e confortáveis.
Pega correta
Para garantir uma mamada com a pega correta é importante que o pequeno abocanhe não apenas o mamilo, mas também a aréola. Em alguns casos, principalmente com recém-nascidos que ainda não conseguem encaixar toda a aréola na boquinha, o ideal é que ele abocanhe boa parte dela. “Se o pequeno pegar só o mamilo irá causar fissuras, o que possibilita o aparecimento da mastite”, ressalta Anastasio Berrettini, presidente da Comissão de Aleitamento Materno da Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM).
As mamães ainda podem estimular os bebês colocando o mamilo próximo dos lábios deles. Com isso, os reflexos de sucção são ativados fazendo com que ele abra bem a boquinha para mamar. Se os lábios estiverem invertidos, semelhante à boca de “peixinho”, você conseguiu a pega correta.
Tempo das mamadas
Ao passo que o recém-nascido vai crescendo, o tempo da mamada tende a diminuir. Mamadas muito longas podem indicar algum problema, assim como bebês que param de mamar muito rapidamente e podem não estar recebendo a quantidade suficiente de leite.
“Em geral no primeiro mês a mamada dura de 20 a 40 minutos, depende do pequeno, depois ficam mais rápidas e duram 15 ou 10 minutos”, ensina o pediatra Luciano Borges, presidente do Departamento Científico de Aleitamento Materno da Sociedade Brasileira de Pediatria.
Com a relação ao intervalo das mamadas o recomendado é utilizar a chamada livre demanda, em que o pequeno estabelece seus próprios horários, de acordo com a sua fome. Nos primeiros dias de vida, o recém-nascido costuma mamar com intervalos reduzidos e ao passo que vai crescendo o espaço de tempo entre as mamadas aumenta. “O ideal é que sejam intervalos curtos no mínimo 2 horas e pode variar até 4 horas, dependendo de cada caso”, alerta Borges.
Ele está mamando?
Para saber se a amamentação está indo bem a dica é observar se o pequeno faz movimentos ritmados de avanço e recuo, engolindo logo em seguida. A mamãe ainda pode verificar se o seu seio está esvaziando durante o aleitamento. “Em geral os bebês demostram satisfação após a mamada com um soninho característico. Fraldas molhadas e sujas também são parâmetros excelentes”, conclui a enfermeira obstetraCinthia Calsinski.