Uso de algumas panelas antiaderentes pode levar ao desmame precoce
Panelas e frigideiras antiaderentes e pipoca de micro-ondas podem conter PFOA, que leva ao desmame precoce
Uma pesquisa realizada pela Brown University, dos Estados Unidos, concluiu que a exposição a altos níveis de um químico chamado Ácido perfluoro-octanoico (PFOA) está ligada ao desmame precoce. O PFOA está presente principalmente em panelas e frigideiras antiaderentes e pode ser ingerido pelas pessoas por meio de alimentos preparados nestes utensílios.
A pesquisa contou com a participação de 336 mães e seus filhos que tem sido acompanhadas desde a gestação.
Após as análises, os pesquisadores concluíram que mães com maiores concentrações de PFOA no sangue durante a gestação tiveram 77% mais chances de terem desmame precoce nos primeiros três meses de vida do bebê e 41% mais de chances de terem o desmame precoce até os seis meses de vida. Isto quando comparado a mães que apresentaram baixas concentrações de PFOA no sangue. “Este estudo mostra que o PFOA deve estar no nosso radar como químicos que podem afetar a capacidade da mulher de amamentar”, conta Megan Romano, pós doutorada da escola de Saúde Pública da Brown University.
Estudos anteriores já haviam comprovado relação entre PFOA e câncer. Os pesquisadores decidiram focar na amamentação porque um estudo anterior realizado em animais havia sugerido que PFOA poderia afetar as glândulas mamarias e os hormônios relacionados à amamentação.
Megan Romano acredita que ainda são necessárias mais pesquisas para confirmar e entender completamente a relação entre PFOA e amamentação. Enquanto esses estudos ainda não são feitos, Romano orienta que as gestantes e mães que amamentam evitem alimentos e outras substâncias que tenham o PFOA.
Por isso, sempre observe na embalagem dos produtos para saber se ele possui o PFOA ou não. Sendo que ele geralmente está presente em embalagens de pipoca de micro-ondas, e outras embalagens de alimentos à prova de água, e panelas e frigideiras antiaderentes.
Desvende os mitos e verdades sobre a produção do leite materno aqui.