A tragédia que fez Rede Globo parar de pôr bebês pequenos em novelas
Em abril, um bebê sofreu hipotermia durante as gravações de um cena da novela A Força do Querer
Se você já assistiu novelas alguma vez na vida certamente já se deparou com uma cena em que apareciam bebês. Nas cenas de parto ou logo após o nascimento do pequeno era comum aparecerem bebês recém-nascidos ou bem pequeninos.
Mas agora isto está mudando. E se você está assistindo a novela A Força do Querer deve ter notado que o bebê da personagem Ritinha (Isis Valverde) já é bem grandinho, apesar de estar “interpretando” um recém-nascido na trama. Como você pode ver abaixo.
O motivo deste bebê ser maiorzinho são dois. O primeiro é que finalmente houve uma mudança na legislação e agora a justiça exige que bebês devem ter no mínimo dois meses para participar das gravações. “Muita gente reclamando do tamanho dos bebês em novelas. Hoje em dia a lei é muito mais rigorosa com relação à participação deles. E isso é ÓTIMO! Um set tem no mínimo 60 pessoas, ar-condicionado, poeira. Portanto, um ambiente onde um bebê de menos de 3 meses NÃO DEVE transitar”, disse a diretora de novelas da Globo Maria de Medicis em suas redes sociais.
Glória Perez, autora da novela A Força do Querer, também apoiou as novas regras e respondeu a quem criticou o fato do bebê da personagem Ritinha ser muito grande. “O bebê tem 2 meses. Por mim seria maior! Amo quando usam o boneco. Antes de pensar em realismo, lembrem que ali está uma criança, como o filho de vocês”, disse Glória Perez em suas redes sociais. Nas novas regras também consta que bebês não devem ficar mais de uma hora por dia nos estúdios.
Além disso, a Rede Globo passou a utilizar cada vez menos bebês, optar por bebês maiores e quando possível utilizar bonecas ou efeitos especiais, após uma tragédia durante a gravação de A Força do Querer.
Em abril, conforme revelou o jornalista Léo Dias no jornal “O Dia”, durante uma gravação de A Força do Querer no Pará um bebê de três meses sofreu hipotermia e precisou ser internado após gravar uma cena próxima a um rio. Os funcionários envolvidos na gravação foram suspensos, de acordo com o jornalista. E a emissora afirma que forneceu todo o suporte a família do bebê. Desde então, a Rede Globo tem sido muito mais cuidadosa nas gravações que fazem com bebês.
Infelizmente, foi necessário um incidente com um bebê para que houvesse mudanças na forma como estes pequenos participam de gravações de novelas.
Lembrando que o contato com muitas pessoas e a presença de bebês em locais fechados e com muita gente, justamente como é um estúdio de gravação, não é orientada até os três meses do bebê. “Locais fechados e com muita gente devem ser evitados até a primeira dose de cada vacina, o que ocorre a partir do terceiro mês de vida. Mas depois não pode fazer qualquer coisa, o sistema imunológico do pequeno ainda é imaturo”, constata a pediatra Alessandra Cavalcante, do Hospital e Maternidade São Luiz.