Fórmula famosa é tirada de 83 países após contaminar 35 bebês

Bruna Stuppiello

35 bebês franceses foram contaminados com salmonela após consumirem a fórmula

Fique bem informado, nos siga no Google Notícias

Um triste caso que ocorreu na França se tornou um escândalo mundial e fez com que fórmulas infantis da famosa empresa Lactalis fossem retiradas de 83 países! A empresa Lactalis anunciou o recolhimento de diversos lotes de fórmula infantil que foram potencialmente contaminados com salmonela em 83 países.

“Há 83 países afetados, que estão sob o mesmo procedimento de retirada de produtos. Temos um gabinete de crise tanto para o exterior como para a França”, informou o diretor-executivo Emmanuel Besnier em entrevista ao jornal francês Le Journal du Dimanche, sem detalhar de que países se trata.

De acordo com informações do canal GloboNews, o Brasil não foi afetado pelo problema. Desde dezembro de 2017 foi informado que ao menos 35 bebês menores de seis meses na França foram infectados por salmonela após ingerir a fórmula da Lactalis. Apesar da contaminação, os bebês foram tratados e hoje estão bem.

A bactéria da salmonela chega até o intestino das pessoas por meio de alimentos contaminados. Salmonelose tem como principais sintomas a diarreia, dor abdominal e febre. Ela também pode vir acompanhada de náuseas, vômitos e dores musculares. Em bebês esta bactéria pode ter consequências mais graves do que nas demais pessoas.

Fique bem informado, nos siga no Google Notícias

Os 35 casos ocorreram na França, mas como a empresa distribui fórmulas em diversos países, há o risco de outros bebês terem sido afetados. Um bebê na Espanha e outro na Grécia estão em observação e aguardam diagnóstico após apresentarem problemas de saúde depois de terem consumido a fórmula.

Ao que tudo indica, o foco da contaminação por salmonela seria a fábrica Celia, mantida pelo conglomerado familiar em Craon, no oeste da França, atualmente sob investigação e fechada. O escândalo do leite em pó infantil contaminado levou o governo francês a intervir tanto na Lactalis como nas cadeias de distribuição, que seguiram fornecendo o produto apesar da interdição.

“Há denúncias contra nós, haverá uma investigação e nós colaboraremos com tudo o que a Justiça nos pedir, ainda que nunca haverá risco zero nesta questão, como acontece em outras”, disse Besnier. O diretor também afirmou que os familiares dos bebês que contraíram salmonela por causa da fórmula serão indenizados.

A Lactalis foi fundada em 1933 e se tornou uma grande empresa do setor lácteo quando incorporou a italiana Parmalat em 2011. Atualmente conta com 246 fábricas em 47 países, entre os quais Brasil, Espanha, México, Argentina, Colômbia, Venezuela e Chile.


Compartilhe essa notícia