Amamentação: quantas vezes os bebês mamam por dia
Saiba quantas vezes por dia os bebês costumam mamar e entenda a amamentação por livre demanda
A frequência com que o bebê mama no peito gera muitas dúvidas entre as mamães. Afinal, a mãe deve seguir horários determinados para amamentar seu bebê? A resposta é não! A amamentação dos bebês deve ocorrer em livre demanda, ou seja, na hora que o bebê quiser. Na amamentação por livre demanda também não é controlado o tempo de duração das mamadas.
A amamentação por livre demanda proporciona uma série de benefícios para a mãe e o bebê. “Quando o bebê está dentro do útero ele respira pelo cordão umbilical, e faz isso em livre oferta. Aí, o bebê nasce e cortam o cordão umbilical dele e ele respira em livre demanda, não de 15 em 15 minutos. Na gestação, o bebê também recebe o alimento pelo cordão umbilical em livre demanda, aí alguém corta e fala que só vai mamar de três em três horas? Isso não existe”, observa o pediatra Moises Chencinski. Por isso, o bebê precisa mamar quando desejar.
Além disso, saiba que amamentação por livre demanda ajuda a estimular a produção de leite da mãe.
Mas então, não existe uma quantidade de vezes que os bebês costumam mamar por dia? Bom, cada bebê é muito diferente um do outro, de modo que a quantidade de vezes que cada um deles mama no dia também é muito diferente. Dito isto, saiba que em média os recém-nascidos mamam de 8 a 12 vezes por dia, com um intervalo de cerca de 1 hora e meia a três horas entre cada mamada.
O recém-nascido mama com tanta frequência porque possui um estômago pequeno e por isso não consegue ingerir muito leite em cada mamada. Também por esta razão, os recém-nascidos não devem ficar mais de quatro horas sem mamar.
Conforme o bebê cresce, seu estômago também cresce e o pequeno fica mais eficiente nas mamadas. Desta forma, as mamadas passam a durar menos tempo e também há menos mamadas. Por volta dos 2 meses, os bebês mamam de 7 a 9 vezes por dia.
Saiba mais sobre amamentação por livre demanda aqui. E veja os sinais que o bebê dá de que não mamou o suficiente aqui.
Fonte consultada:
KidsHealth