3 coisas que os pais fazem que deixam bebê TRISTE e você não sabia
Existem algumas coisas do dia a dia que podem mexer bastante com as emoções do bebê
Assim como os adultos, os bebês também podem ficar felizes ou tristes diante de alguns acontecimentos. E isto é completamente normal. A seguir, listamos algumas coisas do dia a dia que tendem a deixar o bebê triste. Confira:
Pouco colo
Bebês gostam e precisam de muito colinho! E eles não ficam felizes quando não recebem o colinho que precisam. Também é importante deixar claro que o querer colo e só se acalmar quando está no colo NÃO é manha. “Bebês não têm maturidade neurológica para fazerem manha e para manipularem os pais. Seus desejos e suas necessidades ainda se confundem e o colo é para eles seu refúgio e seu lugar de conforto”, conta a psicóloga Gabriella Demarque, da Equipe Shantala Neles.
Não ganhar muita atenção dos pais
Os bebês precisam da proximidade e da atenção dos pais e a falta disso não é bom. “Bebês recém-nascidos até o 3º mês de vida precisam da proximidade dos pais, pois ainda não se percebem como um ser separado individual, se percebem como uma unidade – ele e a mãe. E são dependentes dos pais para tudo: alimentação, higiene e até manutenção da temperatura corporal com roupas limpas e quentes. Conforme vão crescendo as expectativas sobre o bebê é que tornam possível o desenvolvimento do ‘EU’ do bebê. Assim a presença de um adulto é fundamental para atender as demandas do bebê – físicas e psíquicas”, conclui a neuropediatra Silvana Frizzo do Hospital Infantil Sabará.
Brigas dos pais
Se você acha que a briga dos pais não mexe com os bebês, ENGANOU-SE e muito! Uma pesquisa publicada na revista científica Psychological Science descobriu que ser exposto às brigas dos pais afeta a maneira como o cérebro do bebê processa estresse e se desenvolve.
Os pesquisadores descobriram que até mesmo quando está dormindo, o cérebro do bebê é afetado pelo tom de voz com raiva.
De acordo com os pesquisadores, crianças que vivem em lares com alto conflito mostraram maior reatividade ao tom de voz muito irritado em áreas do cérebro ligadas ao estresse e regulação emocional, como córtex cingulado anterior, caudado, tálamo e hipotálamo. Outros estudos já haviam mostrado que essas áreas do cérebro são essenciais para o desenvolvimento do bebê e na maneira como os pequenos lidam com estresse.
Veja aqui os sinais que o bebê dá de que está triste.