Antes de engatinhar, Melinda ANDOU! Muito bebê faz isso e significa algo incrível
De acordo com antropólogos, bebês que andam antes de engatinhar podem só estar fazendo algo que TODO bebê fazia no passado
Quando se trata de desenvolvimento motor todos os papais e mamães sabem: primeiro o pequeno senta, depois engatinha e por fim anda! Mas será que a ordem é necessariamente essa? A resposta é NÃO!
O fato é que alguns bebês podem ANDAR antes de engatinhar e alguns bebês podem até mesmo NUNCA engatinhar. “Há bebês que não chegam a engatinhar, rolam e rastejam com a barriga no chão, arrastam-se sentados e alguns vão direto para ficar de pé com apoio e andar”, afirma o pediatra José Gabel, membro da Sociedade de Pediatria de São Paulo.
E foi isto que ocorreu com a pequena Melinda, filha da atriz Thaís Fersoza e do cantor Michel Teló, antes de engatinhar, a pequena ANDOU. “Ela começou a andar primeiro. Melinda sentava, se apoiava nas coisas e ia andando se apoiando no sofá. Depois ela começou a fazer isso no berço e a andar o berço todo. Depois ela começou a engatinhar, mas bem devagarinho. Mas assim, ela andou antes do que engatinhou e dizem que é muito normal. Dizem que eles começam a engatinhar muito pra ir de um canto pro outro. Dizem que isso é muito comum e com a Melinda foi assim também”, explicou a atriz Thaís Fersoza em um vídeo feito para seu canal no Youtube.
Mas o que isto significa?
Estima-se que entre 80 a 85% dos bebês não engatinham e andam direto. Os especialistas ainda divergem muito em relação ao que não engatinhar pode representar para os bebês. Enquanto alguns pediatras afirmam que pular esta etapa pode acabar atrapalhando o desenvolvimento do bebê e fazer com que no futuro ele tenha maiores dificuldades com algumas atividades como escalar. Outros especialistas acreditam que não engatinhar não causa qualquer problema para os pequenos e ainda pode significar algo muito interessante.
Um estudo do antropólogo David Tracer, da Universidade do Colorado nos Estados Unidos, descobriu que engatinhar é algo que começou a ser feito pelos bebês apenas nos últimos 200 ou 100 anos. Antes disso, segundo David Tracer, o normal era o bebê andar direto e não engatinhar.
Isto ocorria porque não havia o hábito de deixar o bebê no chão, pois nos lares não havia pisos e deixar os pequenos no chão naquela época aumentava muito o risco dele contrair uma série de doenças.
Portanto, o comum era os pequenos passarem a maior parte do tempo no colo dos pais e quando iam para o chão ficavam sentados e não deitados. Então, os pequenos iam direto para o andar.
Isto ainda existe em alguns povoados no mundo, David Tracer observou 113 bebês e suas mães da Papua Nova Guiné e lá o normal era os pequenos andarem e não engatinharem. Isto ocorre justamente porque os pequenos passam a maior parte do tempo nos slings. E quando iam para o chão eram colocados sentados e não deitados. Então, quando se deslocavam, os pequenos logo começam a andar e não engatinhar. Legal né?