As palavras que todos os pais precisam dizer aos seus bebês

As palavras que todos os pais precisam dizer aos seus bebês
A maneira como você fala com o seu bebê pode fazer muita diferença na maneira como ele se desenvolve
Dizer essas palavras para os bebês contribui para o seu bom desenvolvimento emocional
A maneira como você fala com o seu bebê pode fazer muita diferença na maneira como ele se desenvolve. Uma pesquisa realizada pela Universidade de York, no Reino Unido, descobriu que o jeito como a mãe fala com o bebê e a escolha de certas palavras pode contribuir muito para o bom desenvolvimento emocional dos pequenos.
Os pesquisadores observaram a forma como 40 mães interagiam com seus bebês quando eles tinham 10, 12, 16 e 20 meses de vida. Quando essas crianças tinham 5 e 6 anos os pesquisadores voltaram a encontra-las.
O que cientistas perceberam foi o seguinte: quando a mãe conversava com o bebê a respeito das situações que ele estava vivenciando e de seus sentimentos, as chances dele se tornar uma criança que compreende melhor os sentimentos e situações pelos quais os outros passam, aumenta. Ou seja, o que os pais falam para o bebê pode aumentar as chances dele se tornar uma criança mais empática em relação ao outro.
Mas como seria exatamente essa maneira de falar com o bebê? A ideia aqui é que as mães e pais não tratem o bebê apenas como um ser com necessidades físicas, como comer ou fazer cocô, mas também comece a considerar suas emoções e pensamentos. E que mostrem para o bebê que estão considerando suas emoções e sentimentos por meio de palavras, mesmo quando o bebê ainda não fala.
Então, por exemplo, se a mãe vê que o bebê está com uma dificuldade para encaixar peças de um brinquedo e é notável que ele está sentindo uma frustração por isso, ela pode dizer coisas como: “Puxa, filho, você está frustrado com isso? Eu te entendo!”. Ou se a criança está olhando muito tempo para uma girafa de brinquedo, sendo que você sabe que ela viu uma girafa no zoológico recentemente, você pode dizer algo como: “Nossa, lembra daquela girafa que vimos no zoológico? Parece ela pequenininha né?”.
“Esta descoberta mostra como a habilidade dos pais em compreender as emoções e pensamentos do bebê desde o início o ajuda a compreender e sentir empatia pelas emoções dos outros. Isso é muito importante para o desenvolvimento social do bebê. Est pesquisa mostra o quão importante é que os pais interajam com seus filhos desde a infância”, disse a autora do estudo Elizabeth Kirk, professora da Universidade de York.