Muito tempo dentro de casa causa miopia nas crianças, diz estudo
A descoberta foi feita pela Universidade Northwestern, saiba tudo sobre o assunto a seguir
Uma pesquisa feita pela Universidade Northwestern, nos Estados Unidos, descobriu uma atitude muito comum durante a infância que pode fazer com que a criança desenvolva miopia, problema de visão em que a pessoa tem dificuldades para enxergar objetos que estão a uma certa distância.
Os pesquisadores descobriram células na retina que podem levar a miopia quando sofrem disfunções. A disfunção destas células pode estar ligada à quantidade de tempo que uma criança gasta dentro de casa e longe da luz natural. Ou seja, segundo os pesquisadores, passar muito tempo dentro de casa pode causar miopia nas crianças. “Esta descoberta pode levar a novas formas de tratamento e prevenção da miopia”, afirma o autor do estudo e oftalmologista Greg Schwartz, professor da Universidade Northswestern.
Mais de um BILHÃO de pessoas no mundo sofrem com a miopia. E esta condição está aumentando cada vez mais, já que as crianças passam cada vez mais tempo dentro de casa.
De acordo com os pesquisadores, a relação entre miopia e luz dentro de casa ocorre da seguinte forma: As novas células descobertas na retina são extremamente sensíveis à luz e elas também são responsáveis pelo crescimento e desenvolvimentos dos olhos. Se estas células mandam o olho crescer por muito tempo, as imagens não conseguirão ser focadas na retina, causando a miopia e a necessidade do uso de óculos e/ou lentes de contatos. “Os olhos precisam parar de crescer em um momento muito preciso durante a infância”, afirma Schwartz.
Ocorre que a luz de dentro de casa possui um alto contraste vermelho e verde que acaba estimulando demais as células recém-descobertas levando-as a fazer com que os olhos cresçam excessivamente e assim ocorra a miopia.
Por muito tempo se sabia que a retina continha um sinal para focar a imagem nos olhos e que este sinal era importante para garantir a boa visão das crianças. “Mas por anos ninguém soube qual era a célula que continha este sinal Nós finalmente descobrimos qual é essa célula”, disse Schwartz.
O próximo passo dos pesquisadores é analisar como esta descoberta pode ser utilizada para a prevenção e tratamento da miopia nas crianças.