Saiba quais os padrões para determinar o peso correto do bebê
É comum os pais ficarem na dúvida sobre o ganho de peso do filho. Será que engordou o suficiente? A questão fica ainda mais complicada quando os pais comparam o seu bebê com outras crianças da mesma idade. “É importante não fazer essa comparação, pois até entre irmãos há diferenças, então imagine entre crianças de pais diferentes”, diz o pediatra Tadeu Fernando Fernandes, presidente do Departamento de Pediatria Ambulatorial da Sociedade Brasileira de Pediatria.
Saiba o que realmente levar em conta para saber se o peso da criança está correto:
As mudanças de peso nos bebês e crianças seguem um padrão. “O peso do pequeno triplica do nascimento até um ano de vida e depois duplica de um a cinco anos. Perceba que há uma desaceleração normal após um ano de idade e isso explica a redução na quantidade de alimentos que a criança ingere após um ano. Portanto, os pais não precisam se desesperar com essa diminuição”, observa Fernandes.
O ganho de peso é ainda mais acelerado nos primeiros meses de vida. A média de peso esperada para 1 ano de idade é de 9 kg, segundo a mais recente tabela de 2006 da Organização Mundial de Saúde. Assim, em 1 ano esse bebê tem que ganhar 6 kg, considerando que ele nasceu pesando cerca de 3 kg. E nos primeiros 3 meses, ele normalmente ganha de 2 a 3 kg e sobram 3 a 4 kg para ele ganhar nos próximos 9 meses.
O bebê também fará um acompanhamento constante com o pediatra, que pesá-lo em todas as consultas a fim de constatar se o ganho de peso está correto. Este profissional segue uma tabela determinada pela Organização Mundial de Saúde.
Entenda sobre a altura correta do bebê nesta outra reportagem do portal BebêMamãe.com.