Quando começam a nascer os dentes do bebê e o que fazer nessa fase?
Entenda quando começam a nascer os dentes do bebê e saiba quais são os cuidados necessários
Quando começam a nascer os dentes do bebê, podem surgir algumas mudanças de comportamento nos pequenos. O seu filho tende a apresentar sintomas como alteração no sono, rejeição dos alimentos, entre outros sinais, devido à erupção dos primeiros dentes de leite.
Por isso, os papais e as mamães devem ficar atentos às mudanças nos hábitos da criança. Além de adotar algumas recomendações, para atenuar o incômodo. A seguir, tire as suas principais dúvidas a respeito do assunto e entenda também como perceber se o surgimento dos dentes está atrasado ou adiantado. Confira!
Quando começam a nascer os dentes do bebê?
Os primeiros dentes começam a aparecer por volta dos seis meses de idade, de acordo com a Associação Brasileira de Odontopediatria Regional de Goiás. A entidade médica ainda orienta que, nesse período, a criança pode exibir alguns sinais, como ter um sono inquieto ou levar as mãos e outros materiais à boca.
Os pais também podem perceber que os dentes estão nascendo no momento em que o bebê começar a negar a alimentação, apresentar irritação e chorar sem razão evidente. Já sinais como diarreia, febre e infecções não estão associados ao surgimento da dentição. Nesses casos, é recomendado sempre que um especialista avalie o estado de saúde do pequeno.
Quais as dicas para lidar com essa fase?
Ao perceber todos esses sintomas de incômodo nos bebês, algumas dicas podem ajudar a se sentirem melhor. O papai e a mamãe podem fazer uma massagem com os dedos na região da boca ou utilizar mordedores de borracha, segundo a indicação da Associação Brasileira de Odontopediatria Regional de Goiás. O uso de medicação só deve ocorrer com o acompanhamento de um profissional de saúde.
É importante destacar que os primeiros dentes do bebê já podem apresentar problemas causados pela falta de limpeza. Então, é preciso fazer a higienização diariamente para manter a saúde bucal da criança.
O Guia de Saúde Oral Materno Infantil da Sociedade Brasileira de Pediatria orienta que a escovação seja feita quando os primeiros dentes aparecerem, por meio de escovas adequadas à fase de vida da criança. “Depois da erupção dos primeiros dentes de leite, a higiene oral dos bebês devem ser realizadas da mesma maneira que a dos outros membros da família. Isto é, como a primeira tarefa da manhã e a última da noite, e, se possível, depois de cada refeição”, diz um trecho do manual.
Como perceber se o nascimento está atrasado?
O nascimento dos dentes pode ocorrer um pouco antes ou depois dos seis meses de vida. É considerado normal quando a erupção dos dentes ocorre entre os 4 meses e um ano. No entanto, se passar desse período, é importante ter atenção para que o odontopediatra avalie o caso.
O atraso no aparecimento da dentição pode significar problemas como a hiperplasia, que é o crescimento do volume da gengiva. A falta de dentes também pode apontar algumas condições genéticas ou síndromes.
Com base no que foi apresentado, você entendeu quais são as mudanças de comportamento mais comuns durante o nascimento dos primeiros dentes. O bebê pode ter um sono inquieto e não querer comer nesse período. Os pais podem fazer massagem na região da boca da criança para ajudar no desconforto. Além disso, também é necessário ter atenção ao atraso na erupção dental, pois isso pode apontar problemas de saúde.
Se você gostou de aprender quando começam a nascer os dentes do bebê, siga-nos nas redes sociais para ter informações sobre os mais diversos aspectos relacionados à maternidade.