Desenvolvimento psicomotor e intelectual do seu bebê
Entenda como é a primeira fase do desenvolvimento intelectual do bebê e como você pode ajuda-lo
Do nascimento até cerca de 24 meses seu bebê passa pelo estágio sensório-motor, segundo o renomado psicólogo e filósofo Jean Piaget. Nesta fase, o desenvolvimento intelectual do seu bebê se dá na forma como o pequeno percebe o ambiente e age sobre ele.
Assim, durante os primeiros meses de vida, seu bebê compreende o mundo vendo, sugando e pegando tudo a sua volta. No primeiro mês de vida o bebê reage ao que está diante de si, ele pega o que está em suas mãos, mama o que é colocado em sua boca e enxerga apenas o que está diante de si. Com o passar do tempo seu bebê se torna capaz de repetir intencionalmente reações que tem resultados agradáveis.
No estágio sensório-motor, o bebê é capaz de perceber as coisas e as pessoas, mas não pode imaginá-las e nem as nomear por meio de palavras. Trata-se de uma inteligência mais prática em que as noções de espaço e tempo são construídas pela ação. Assim, o contato do bebê com o ambiente é direto e imediato, sem representação ou pensamento.
Este estágio termina quando a criança adquire a capacidade de criar um sistema de símbolos e começa a realizar o uso da linguagem.
Como estimular o desenvolvimento intelectual do bebê
Piaget defende que para estimular o desenvolvimento psicomotor e cognitivo, o bebê deve receber desde os primeiros dias de vida o estímulo visual, auditivo e tátil.
Por isso, converse muito com o seu bebê, isto será um grande estímulo à fala. Também procure olhar nos olhos dele durante a amamentação, isto irá estimular o vínculo entre mãe e bebê. Faça muito carinho no seu bebê e transmita segurança a ele por meio do seu toque.
Outro ponto importante é que o bebê tenha à sua disposição diversos objetos que possa manipular, como chocalhos, móbiles e mordedores. Afinal, nesta fase o bebê irá conhecer o mundo ao agir sobre ele, brincando com seus chocalhos, mordedores e outros.
Fonte consultada:
Texto elaborado com base em publicações científicas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
Conheça os marcos no desenvolvimento do bebê até os seis meses aqui.