Estudo: muitas marcas de boinha pra bebê têm 1 substância que causa câncer
Estudo: muitas marcas de boinha pra bebê têm 1 substância que causa câncer
Muitas marcas de boinha para bebês e crianças usarem na piscina ou praia contêm uma substância cancerígena chamada isoforona e uma substância chamada Ciclohexanona que causa a irritação da pele e outros órgãos. É o que aponta uma pesquisa feita pelo Instituto Fraunhofer para Processos de Engenharia e Embalagem da Alemanha.
Os pesquisadores não analisaram apenas boinhas, também fizeram parte do estudo bolas de praia e algumas marcas das bolas também contavam com essas substâncias.
Durante o estudo, foi observado que uma característica que as boinhas e bolas de praia com essas substâncias tinham em comum era o cheiro muito forte de borracha. Este cheiro forte era justamente provocado, em partes, por essas substâncias perigosas. E pior: essas substâncias podem já causar problemas de saúde apenas ao serem inaladas, ou seja, apenas sentir esse cheiro forte vindo da boinha ou bola de praia já poderia ser um problema.
O autor do estudo, Christoph Wiedmer, espera que essa pesquisa faça com que fabricantes e consumidores prestem maior atenção a como os produtos são feitos. “Os produtos hoje em dia contam com diversas substâncias químicas, de modo que é difícil identificar todos eles. Mas, nós descobrimos que em alguns casos, como o da boinha, nosso nariz pode ser um grande aliado”, concluiu o autor do estudo Christoph Wiedmer, em entrevista ao jornal britânico DailyMail.