Nem mesmo a pobre foquinha escapou! Veja quais eram os materiais usados como fralda no passado
Manter o bebê sequinho e limpinho nem sempre foi tão fácil como é hoje. As mamães do passado usavam os mais diferentes materiais para absorver o cocô e o xixi de seus bebês. Veja quais eram eles a seguir:
Folhas grandes
Um dos primeiros materiais usados como “fralda” pelas mães humanas foram folhas grandes! Elas eram enroladas ao redor do bumbum do bebê, mas definitivamente não parece que elas conseguiam absorver muita coisa.
Raspas de madeira
Cerca de 2000 mil anos atrás, muitos povos utilizavam raspas de madeira como fralda! As raspas de madeira eram colocadas dentro de panos e assim ajudavam na absorção.
Musgo e pele de foca
Os inuítes, membros da nação indígena esquimó que vive no norte do Canadá e regiões árticas, usavam por volta dos anos 800 e 1000 DC pele de foca como fralda e dentro dessas peles era colocado muito musgo para melhor absorção.
Grama e pele de coelho
Algumas tribos indígenas da América do Norte utilizavam grama cortada e pele de coelho como fralda! A pele de coelho servia como uma espécie de fralda e dentro dela era colocada a grama, para melhor absorção!
Lã
Na Europa na Idade Médica, as opções para a fralda do bebê eram: lã, linho ou cânhamo. Porém, saiba que as mães não tinham o hábito de trocar muito as “fraldas” de seus bebês. Na verdade, sabe-se que nesta época as mães procuravam não se apegar muito aos seus bebês, pois a taxa de mortalidade das crianças até os cinco anos de idade era cerca de 50%. Provavelmente essa falta de cuidado contribuiu muito para essa alta taxa de mortalidade.
Pele de animais no geral
Desde o início da humanidade, outra opção muito frequente para servir de fralda eram as peles de animais. Isto era mais comum nos países frios.
Fonte consultada:
Enciclopédia da Infância e das Crianças na História e na Sociedade