1 fruta comum tirou a vida deste bebê e sua mãe está alertando todos pais
O pequeno Ayyan Umar engasgou com duas uvas que pegou no supermercado, entenda o caso a seguir
Os pais Emma Carver e Mohammad Umar estão alertando todos os pais de bebês e crianças pequenas após uma tragédia. O casal perdeu seu filho de dois anos, Ayyan Umar. O pequeno morreu engasgado com duas uvas que ingeriu enquanto estava no supermercado com sua mãe. O menino pegou as uvas sem que a mãe percebesse.
Emma estava no supermercado quando ouviu que seu bebê estava com dificuldades para respirar. Imediatamente ela soltou as compras que estava segurando e começou a tentar fazer o filho desengasgar. “A uva não estava saindo de jeito nenhum”, disse Emma em entrevista ao canal WXYZ.
Outras pessoas que estavam no mercado chamaram a ambulância e alguns tentaram fazer os primeiros socorros para desengasgar o bebê, mas não adiantou. Quando a ambulância chegou, cerca de cinco a sete minutos depois, já não era possível salvar o bebê.
Nos primeiros socorros foi possível tirar uma das uvas, mas a outra continuou na garganta do pequeno.
A família decidiu compartilhar sua história por dois motivos. O primeiro é para alertar pais sobre os riscos de dar uvas e outras comidas pequenas, como tomatinhos, para bebês e crianças até cinco anos. O segundo é para que os pais se informem sobre qual é o procedimento correto para salvar um bebê que está engasgado. “Parecia que tinha sido um pesadelo, que alguém iria me acordar a qualquer momento. Meu menino dormia no meu peito, eu continuo vendo ele em tudo.
Como evitar que o bebê engasgue com uvas e outras comidas pequenas
Uma publicada na revista científica Archives of Disease in Childhood alertou para os riscos de dar uvas inteiras para os bebês e crianças menores de 5 anos. Os pediatras autores do estudo afirma que as uvas são o terceiro alimento que mais faz os bebês e crianças pequenas engasgarem, atrás apenas da salsicha e de docinhos.
As crianças pequenas e bebês correm maior risco de engasgar com as uvas porque possuem vias aéreas pequenas, ao ponto de uma uva inteira poder obstrui-las completamente e fazer com que eles engasguem.
Diante deste risco das uvas, os pediatras alertam que os pais nunca deem uvas inteiras para os bebês ou crianças menores de cinco anos. Ao oferecer a uva para os pequenos a orientação é cortá-la em quatro pedaços e só deixar o bebê comer as uvas quando um adulto estiver supervisionando. A mesma orientação vale para outras frutas e legumes pequenos, como o tomatinho cereja.
Veja aqui como salvar um bebê que está engasgado.