Cientistas afirmam: limpeza demais está fazendo mal pros bebês

Entrar em contato com um pouco de sujeira contribui para o aumento da imunidade do bebê
Está ficando cada vez mais claro para os pesquisadores: limpeza demais não faz bem para os bebês e crianças. “As crianças de hoje em dia estão limpas demais e isso faz mal para elas”, firma o Dr. John Gilbert, direto do Microbiome Center e professor de cirurgia da Universidade de Chicago, nos Estados Unidos.
O Dr. Gilbert realizou em 2016 uma pesquisa que foi publicada na revista científica The New England Journal of Medicine. No estudo, Dr. Gilbert analisou a saúde de crianças Amish que viviam em fazendas e estavam constantemente em contato com a terra, grama, lama, animais, etc. Ele percebeu que essas crianças tinham muito menos asma do que as outras que viviam em ambientes considerados mais “limpos”.
Outras pesquisas também haviam relatado que crianças que convivem com animais têm menos chances de desenvolver asma.
Dr. Gilbert e outros pesquisadores acreditam que isto ocorre porque a “sujeira”, ou seja a terra, a lama, a convivência com animais, o brincar no chão, etc, fazem com que o bebê e/ou criança entre em contato com diversos microrganismos que contribuem para o fortalecimento de seu sistema imunológico.
Com a imunidade mais forte, os bebês e crianças correm menor risco de desenvolver uma série de problemas de saúde. Por outro lado, se a criança não é exposta desde cedo a “sujeira”, seu sistema imunológico fica mais fraco e ela corre maior risco de desenvolver doenças.
Mas, então, fica a dúvida entre os pais: o quanto de sujeira é recomendado que meu filho tenha contato e o quanto pode ser perigoso? Diante desta dúvida, a médica e pós-doutora Marie-Claire Arrieta, professora da Universidade de Calgary, no Canadá afirma que é necessário que os pais tenham o bom senso. “Por exemplo, a criança não precisa lavar a mão logo depois de brincar ao ar livre, porém, se a criança estava dividindo um brinquedo com um amiguinho que estava gripado, é importante lavar a mão. Se você deixar uma chupeta cair dentro de casa, você não precisa esteriliza-la, mas se você deixá-la cair em um local público, é preciso limpá-la”, orienta Mattke.