Cólicas no bebê: quando elas ficam muito fortes e doloridas
Existe um momento em que as cólicas no bebê ficam especialmente mais doloridas, veja qual é e entenda
Cólicas no bebê: um incomodo muito chato que em maior ou menor grau, afeta a maioria dos bebês. Infelizmente, os bebês têm cólicas devido à sua própria anatomia. “As cólicas são atribuídas à associação de alguns fatores, entre eles a imaturidade dos sistemas gastrointestinal e nervoso central, que, entre outras funções, controla as contrações do intestino. Como o processo de formação e funcionamento desses mecanismos ainda não está completo nos primeiros meses do bebê, ocorrem movimentos intestinais descoordenados que acabam provocando as dores”, explica o pediatra e neonatologista Jorge Huberman.
As cólicas costumam ser mais intensas até os três meses do seu bebê. “Passado este período, os sistemas gastrointestinal e nervoso central adquirem maturidade e as cólicas deixam de fazer parte da rotina da família”, conta Huberman.
Porém, antes de chegar nos três meses, seu bebê poderá enfrentar um momento em que as cólicas atingem o seu pico de intensidade, ou seja, em que as cólicas são muito fortes e causam muita dor no bebê. O pico das cólicas ocorre entre as 6 e 8 semanas de vida do seu bebê, ou seja, entre um mês e meio e os dois meses.
Diante das cólicas, você pode tentar algumas atitudes para aliviar o problema. Uma boa opção é a massagem. Massageie a barriga do seu bebê no sentido dos ponteiros do relógio. “Coloque na barriga do bebê uma bolsa de água quente, cuidado com a temperatura, embrulhada em uma toalha, o calor é excelente para aliviar a dor, use o carrinho do bebê ou o canguru tanto quanto possível, já que a posição vertical pode ajudar a aliviar a dor do seu bebê”, conta Huberman.
Veja outras ótimas dicas de como aliviar as cólicas do seu bebê aqui.
Fonte consultada:
Associação Americana de Gravidez