Dia da vacinação: cuidados com o bebê
Saiba quais os cuidados antes e depois da vacinação do seu bebê
No dia da vacinação é importante ter alguns cuidados com o seu bebê. Antes da vacinação não é necessário ter um cuidado especial. “Apenas no caso da vacina meningocócica B a única preparação que tem é dar um antitérmico, pode ser na hora da vacinação ou quando estiver saindo de casa. É importante conversar com o pediatra sobre qual antitérmico dar”, explica a pediatra Isabella Ballalai, presidente da Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm). O antitérmico é indicado porque esta vacina pode ter como uma das reações a febre.
Cuidados após a vacinação
Após a vacinação, é importante ficar atenta ao comportamento do seu bebê. Saiba que é esperado que o local onde a injeção foi aplicada fique inchado, vermelho ou quente. “Diante dessas reações uma boa alternativa é colocar uma compressa gelada. A febre após a vacinação também não é algo raro, diante dela o antitérmico pode ser uma opção, mas é sempre importante conversar com o pediatra sobre qual medicamento oferecer”, diz Isabella Ballalai.
Qualquer alteração na saúde deve ser informado ao serviço que vacinou a criança e ao pediatra da criança. Saiba que os efeitos adversos das vacinas são esperados até as primeiras 48 horas.
Saiba mais sobre as reações às vacinas nos bebês aqui.
Quando adiar a vacinação
A vacinação do bebê raramente é adiada por problemas de saúde. “Ela costuma ser adiada quando o bebê está com febre e no caso da gotinha se a criança tiver diarreias”, orienta Isabella Ballalai. Quadros de resfriados não são um empecilho para a vacinação.