Esta bebê teve os 2 braços e as 2 pernas amputados porque não tomou 1 vacina
Os pais da pequena Kia Gott decidiram contar sua história para alertar outras famílias, entenda o que houve
Um mês após sua história comover todos, a pequena Kia Gott continua lutando pela vida. Mas não está fácil. Sua tia, Terri Mitchell, comunicou que a bebê de 11 meses, da Inglaterra, acaba de passar por sua quarta amputação.
A pequena já teve os dois braços e as duas pernas amputadas. Os médicos também disseram que ela pode perder a audição, visão e ainda ficar com 90% do cérebro danificado.
Tudo isso porque a pequena contraiu meningite C, o que acabou levando a um caso de infecção generalizada. “Os médicos sabem que minha sobrinha está mal, mas não são capazes de informar ainda se sua visão e/ou audição foi afetada. Eles acham que minha sobrinha está respondendo às vozes deles, mas ainda não tem certeza. O hospital disse que é o pior caso de meningite C que já tiveram em 25 anos”, disse a outra tia da bebê, Donna Gott.
A meningite C que ocorreu na pequena Kia poderia ter sido evitada se ela tivesse tomado a vacina Meningocócia C com 12 semanas de vida. Esta vacina esta presente no sistema público de saúde no Brasil. Porém, ela foi retirada da Inglaterra, onde Kia vive. O governo britânico parou de vacinar os bebês contra a meningite C em 2016 porque eles haviam tido tanto sucesso com as campanhas de vacinação contra meningite C que quase não existiam mais casos da doença. Então, eles acharam que poderiam parar de vacinar os bebês contra essa doença.
Alerta aos pais e luta para mudar a lei
Os pais de Kia decidiram compartilhar a triste história da pequena por dois motivos importantes. O primeiro é para forçar o governo britânico a mudar as leis e fazer com que a vacina volte a ser dada aos bebês com 12 semanas de vida. Eles não querem que nenhum outro bebê passe pelo que sua filha está enfrentando.
Eles também querem alertar todos os pais sobre os sintomas da meningite. Conhecer os sintomas da meningite é muito importante, isto porque existem outros tipos de meningites que são muito perigosos e cujas vacinas ainda não estão disponíveis no sistema público brasileiro, como a meningite B. Diante dos sintomas da meningite, é essencial levar seu filho para o hospital.
Os principais sintomas da meningite são:
- Febre e/ou vômitos;
- Dor de cabeça forte;
- Dor nos braços, pernas ou músculos;
- Mãos e pés frios e/ou com tremores;
- Pele pálida ou manchada;
- Respiração rápida ou falta de ar;
- Coceira no corpo;
- Ficar muito sonolento ou com dificuldades para acordar;
- Confusão ou delírio.
Fonte consultada:
Fundação de Pesquisas sobre Meningite do Reino Unido