Luana Piovani leva susto diante de reação à vacina em seu bebê
“Quaaase morri em ver meu bebê sem cor e mole”, disse a atriz Luana Piovani, entenda o que pode ter ocorrido e como prevenir isso
A atriz Luana Piovani contou nas redes socais sobre uma reação inesperada à vacina que seu bebê desenvolveu. Isto porque seus gêmeos Bem e Liz tomaram a vacina meningocócica B que, conforme será explicado mais detalhadamente abaixo, previne uma doença muito séria e é importantíssima. E após a vacinação, de acordo com Luana Piovani, o pequeno Bem ficou com a pressão baixa, mais pálido e molinho. Veja o que ela falou sobre o assunto a seguir:
“Olha, ser mãe realmente é tarefa de resistência e força. Como dar vacina é ruim, meu Deus!! Hoje foi a de meningite B, dolorida e cheia de reações essa vacina. Depois da soneca pós almoço, quando acordaram, abaixou a pressão do Bem. Quaaaase morri em ver meu bebê sem cor e mole. Não sabia dessa reação. Pediatra disse que pode ser sim. Aff tô aqui sem paz agora de olho no Bem o tempo todo. Achei que tava vindo uma febrinha, já coloquei na banheira com água fria e vamos indo…”
Reações à vacina meningocócica e prevenção
A queda de pressão é algo incomum e na realidade não há descrição científica deste tipo de reação à vacina meningocócica B. “Esta vacina tem uma reação comum que é a febre. O que talvez possa ter ocorrido é que essa queda de pressão foi uma manifestação da febre. Mas é claro que precisaria de uma análise mais especifica do caso para melhor compreensão. Claro que é importante dizer, que todo evento adverso que foge do previsto deve ser notificado para podermos analisar melhor”, observa a pediatra Isabella Ballalai, presidente da Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm).
Em crianças menores de 2 anos, febre alta com duração de 24 a 28 horas pode ocorrer em mais de 10% dos vacinados pela meningocócica B. Quando a vacina é aplicada junto com a tríplice bacteriana acelular, pneumocócica conjugada, Haemophilus influenzae tipo b, poliomielite e hepatite B, esse percentual aumenta para 69% a 79%. Por isso é preferível não aplicá-las no mesmo dia.
Mas saiba que existe um cuidado simples que pode prevenir a febre em decorrência de reação à meningocócica B. A administração de paracetamol antes ou logo após a vacinação pode reduzir o risco de febre e não interfere na resposta imune à vacina. “Mas saiba que o antitérmico só pode ser oferecido antes desta vacina, pois quando se trata de outras vacinas, o paracetamol pode prejudicar a eficácia delas”, explica Isabella Ballalai.
Importância da vacina meningocócica B
A vacina meningocócica B protege contra meningites e infecções generalizadas (doenças meningocócicas) causadas pela bactéria meningococo do tipo B. “Trata-se de uma doença grave que é responsável por quase 100% dos casos de meningite em crianças com menos de 1 ano. Em cada dez pessoas que contraem esta meningite, duas vão morrer, é uma letalidade alta e que pode ser prevenida por uma vacina e que é uma vacina muito segura”, destaca Isabella Ballalai.
Portanto, a vacina meningocócica B, apesar de ter a febre como reação comum, é MUITO segura e ainda protege o bebê contra uma doença grave e definitivamente muito pior do que a febre.
Infelizmente, a meningocócica B só está disponível na rede privada, mas se você tiver condições financeiras de pagar esta vacina para seu filho, é importante fazê-lo. Saiba mais sobre a vacina meningocócica B aqui.