Mãe alerta pais após sua bebê se enforcar com o colar de âmbar
Quando a mãe Ashleigh Ferguson chegou no berço, encontrou a filha sendo enforcada pelo colar de âmbar
A mãe australiana Ashleigh Ferguson decidiu alertar outros pais após um método famoso para aliviar a dor do nascimento dos dentinhos enforcar sua bebê e por pouco não tirar sua vida. Ashleigh usava um colar de âmbar para aliviar a dor do nascimento dos dentinhos da filha Ellie, de 15 meses. E a bebê usava o colar o tempo inteiro.
Ashleigh não via problemas no uso continuo do colar de âmbar, até o dia em que ela foi ver como sua pequena estava no berço e teve a pior experiência de sua vida. Enquanto estava no berço, a pequena Ellie conseguiu passar a mãozinha por dentro do colar e virou, de modo que o colar fez uma torção entre o lado onde estava a mãozinha e o lado do pescoço e isto acabou apertando o pescoço da bebê fazendo ela se enforcar. “Quando cheguei, o colar estava enforcando o pescoço dela, se a pressão do colar tivesse sido em uma região diferente do pescoço, não sei se minha filha teria sobrevivido. Foi horrível”, contou Ashleigh em entrevista ao jornal The Daily Telegraph.
Ashleigh rapidamente socorreu a filha e a pequena está bem agora. Como conhece muitos pais que também usam o colar de âmbar 24 horas por dia, Ashleigh decidiu compartilhar sua história no Facebook para alertar outros pais e seu depoimento já foi compartilhado mais de 60 mil vezes.
O que a Academia Americana de Pediatria diz sobre colar de âmbar:
A ideia de quem usa o colar de âmbar é que ele ajudaria a diminuir a dor do nascimento dos dentinhos porque ao entrar em contato com o calor da pele do bebê o colar liberaria substâncias capazes de reduzir o incomodo.
Porém, a Academia Americana de Pediatria afirma que não há NENHUMA comprovação científica de que o colar de âmbar ajude a diminuir a dor do nascimento dos dentinhos. Além disso, ele aumenta o risco do bebê se enforcar ou engasgar.
O risco de se enforcar aumenta porque trata-se de um colar ao redor do pescoço dos pequenos e o uso de qualquer colar no pescoço dos bebês não é orientado. Além disso, esse colar pode se romper e o pequeno pode acabar engolindo uma das contas e engasgando.
Por esses riscos, a Academia Americana de Pediatria, orienta que se os pais quiserem usar o colar de âmbar, eles só o coloquem no bebê quando estiverem sob a supervisão de um adulto, nunca quando ele for dormir, e que os pais optem pela pulseira de âmbar e não o colar.