Mãe alerta sobre importância de ver a língua do bebê, após desidratação
O filho de Michelle Rawling perdeu 18% do peso desde o nascimento devido à língua presa
Quando o bebê de Michelle Rawling nasceu tudo parecia bem, até que ela começou a amamentar. O pequeno não queria mamar e quando mamava, o fazia por pouco tempo. “Ele também começou a ficar muito instável, chorando constantemente e dormindo pouco durante a noite”, contou Michelle ao jornal britânico Mirror.
Além disso, a boca do bebê passou a ficar seca, lábio descascando, moleira funda e quase nenhuma lágrima, todos estes sinais de desidratação. “Foi então que uma doula me visitou e descobriu que meu filho estava com a língua presa. Nesta altura ele já tinha perdido 18% do peso corporal desde o nascimento”, contou Michelle. Lembrando que o esperado é que o recém-nascido perca no máximo 10% do peso corporal e que esse peso seja recuperado poucos dias depois.
Após este diagnóstico, mãe e bebê foram internados e o pequeno teve que ser alimentado por tubos. “Os médicos fizeram o procedimento para liberar a língua presa, porém, o estrago já estava feito, meu filho nunca conseguiu aprender a mamar. Com tudo isso, fiquei achando que o vínculo entre eu e meu filho havia sido prejudicado e acabei desenvolvendo depressão pós-parto”, conta Michelle.
Para evitar que outras mães passem por todas essas dificuldades até descobrirem que o filho tem língua presa, Michelle realizou uma campanha no Facebook para alertar sobre o problema. É importante ressaltar que quando descoberto cedo e com o tratamento e orientação adequados é possível sim, amamentar.
O que é língua presa
A língua presa ocorre quando a pele embaixo da língua que a conecta com a parte de baixo da boca é mais restrita que o normal.
Isto pode causar problemas sérios com a amamentação, mas uma vez que for diagnosticado pode ser tratado com um procedimento simples. Cerca de 10% dos bebês nascem com a língua presa, sendo que é mais comum em meninos.
Sintomas em bebês que amamentam:
· Dificuldade em pegar o peito e mamar, causando frustração no bebê;
· Dificuldade em colocar a língua para fora;
· Mama com uma frequência muito alta;
· Bebê agitado e parecendo estar com fome na maioria do tempo;
· Faz diversos estralos com a boca quando está mamando;
· Pouco ganho, nenhum ou até perda de peso;
Sintomas em bebês que consomem fórmula
· Demora mais tempo para se alimentar;
· Consegue ingerir apenas uma pequena quantidade de leite em cada refeição;
· Mudança de bico não parece resolver o problema;
Sintomas na mãe
· Mamilos doloridos;
· Pouca produção de leite, já que quanto mais o bebê mama, mais leite a mãe produz e se o bebê não está mamando muito, há menos produção de leite;
· Mastite;
· Cansaço pelas mamadas frequentes;
Sinais de desidratação no bebê
· Lábios secos e descascando;
· Moleira baixa;
· Poucas lágrimas;
· Pouco xixi;
· Bebê mais sonolento que o normal.
Saiba mais sobre o teste da linguinha que pode ajudar a identificar o problema aqui.